O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 Diário da Câmara aos Deputados

antes da ordem do dia e sem prejuízo dos oradores inscritos, o parecer n.° 797. Os Srs. Deputados que aprovam, queiram levantar-se.

É aprovado o requerimento.

O Sr. Nuno Simões (para interrogar a Mesa): - Sr. Presidente: estão inscritos no período de antes da ordem do dia alguns pareceres que não demandam para ser discutidos a presença de qualquer Ministro.

Como não há Govêrno, parecia-me que V. Exa. poderia dar preferência a êsses pareceres, para que não se levantassem obstáculos à discussão de quaisquer outros.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente:-Estou de acordo com V. Exa., mas tenho que pôr à votação os requerimentos que estão sôbre a Mesa.

Assim, o Sr. Júlio Gonçalves requereu para que entrassem em discussão, sem prejuízo dos oradores inscritos, as emendas do Senado ao parecer n.° 300. Os Srs. Deputados que aprovam...

O Sr. Nuno Simões (para interrogar a Mesa): Sr. Presidente: desejava que V. Exa. me dissesse se só trata apenas de emendas vindas do Senado ou do parecer.

O Sr. Presidente: - É uma emenda ao parecer.

É aprovado o requerimento.

O Sr. Paulo Cancela de Abreu: Requeiro a contraprova e invoco o § 2.° do artigo 116.°

Procede-se à contraprova.

O Sr. Presidente: - Estão de pé 6 Srs. Deputados e sentados 62. Está aprovado o requerimento.

Foi lido na Mesa o requerimento do Sr. Cortês dos Mantos, referente, à discussão da emenda do Senado ao projecto relativo ao Montepio dos Sargentos.

O Sr. Carvalho da Silva (sobre o modo de votar): - Sr. Presidente: eu entendo que a Câmara não pode discutir propostas da importância desta sem estar presente o Govêrno.

Já há o precedente do suspender os trabalhos parlamentares até que haja Govêrno; porque não se faz o mesmo agora?

O orador não reviu.

O Sr. Nuno Simões (sobre o modo de votar): - Na verdade não se pode compreender que se estejam a discutir pareceres que demandam a presença do Govêrno; mas eu lembrava que talvez se pudessem discutir aqueles que foram da iniciativa do Govêrno e que não necessitam de novamente ser ouvida a sua opinião.

Não sendo assim, acho melhor o critério do Sr. Carvalho da Silva para não estarmos a perder tempo a discutir pareceres que não devem ser discutidos.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Cortês dos Santos (sobre o modo de votar): - O meu requerimento era apenas para se discutirem umas emendas do Senado que já foram discutidas na presença do Sr. Ministro da Guerra, que neste caso é dispensável.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Carvalho da Silva (para explicações): - Eu não conheço as emendas; mas por princípio entendo que não devem ser distribuídas sem a presença do Govêrno, ou então que a Câmara suspenda os seus trabalhos, como já aqui se fez nas mesmas condições por um requerimento do Sr. Manuel Fragoso.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Jaime de Sousa: - As emendas do que truta o requerimento são para a fundação de um montepio para os sargentos de mar e terra, que é uma antiga aspiração dessa classe.

Elas já foram discutidas largamente na presença do Sr. Ministro da Guerra e por isso não vejo razão para as observações do Sr. Carvalho da Silva. Devemos votar as emendas.

O Sr. Carvalho da Silva (interrompendo): - Mas V. Exa. foi um dos que apro-