O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8

Diário das Sessões do Congresso

cendo inteiramente à vontade do residente - inglês, tinha de erguer-se e de sacudir o jugo. •

São os nomes dos que, por essa nobre tentativa da libertação, morreram que a assembléa que me escuta deve ter sempre bem presãntes. ,

Sr. Presidente: se-por um milagre em que não acreditamos fosse possível dado aos homens que pertenceram às .Constituintes de 1821 assistir a"esta comemora.--ção, estou convencido de que aos seus ouvidos, mais de que quaisquer outras palavras, seriam gratas estas que acabo de proferir para rememorar aqueles que caíram com o seu sangue derramado e a gua cabeça coberta de infâmias.

Tenho dito.

O orador não reviu. . •..

Vozes: —Muito" bem.

O Sr. Celestino de Almeida: — Sr. Presidente: só por um imperioso dever parlamentar, imprevisto, eu teria a audácia de subir a esta tribuna para falar a esta assembléa no dia de hoje.

'Foi esse dever que veiu cair sobre mim, e por isso não hesito em cumpri-lo na medida das minhas forças, visto que jamais em toda a minha vida eu soube fugir a responsabilidades que venham ter comigo. Tenho sempre arcado com elas de frente. Não .seria agora, já velho,- que eu quebraria essa minha linha de conduta e assim, aqui estou embora falho de , recursos oratórios para falar nesta comemoração do centenário da assembléa constituinte.

Sr. Presidente: pouco antes desta sessão começar tive, o prazer de examinar " detidamemte o original da Constituição de 1820. Confesso que me causou.a mais grata das impressões ver aquela série de assinaturas feitas com mão, certamente, firme, e com uma bela caligrafia portuguesa, ".pois nenhuma .das assinaturas é ilegível.

Sr. Presidente: os gemens que fizeram a revolução de 1820 e em 1821 coinpo-" seram a Assqmblea .Cpnstiturnte, repre- ~ sentavam nessa época as aspirações profundas -do paísl,

Realizaram assim as aspirações liberais de então, criadas no país, em grande parte pelas 'ideas que lhe vieram da re-

volução francesa, e da leitura dos filósofos da enciclopédia cujos livros tinham podido haver à mão e ainda do contacto, um pouco prolongado, com os /elementos sãos das tropas francesas de ocupação.

Representaram ainda, Sr. Presidente, um papel patriótico, porque se a independência do Brasil teve lugar durante a vigência da constituição, a verdade é, Sr. Presidente que o Brasil estava perdido para Portugal desde a partida de D. João VI, que para lá fugira no momento do perigo da'invasão francesa, só não se encontrava já antecipadamente determinada essa separação por motivos doutra' ordem..

Sr. .Presidente: esses homens^ esses patriotas .da assembléa constituinte representavam as ideas liberais mais avançadas da sua época, e com a sua acção, as^ sim tinham e tiveram em vista fazer face às extremas dificuldades, à. quási miséria da vida d« então, e procuravam satisfazer às aspirações de fomento que se manifestavam no país sobretudo entre as classes produtoras.

Sobretudo o seu grande patriotismo, como acabam de dizer os oradores que me precederam, os determinou a abalançarem-se à tentativa revolucionária, a que a sua fé indpmável e inabalável comunicou de momento, a energia bastante para alcançarem vitória.

Foi. por eles representarem as ideas liberais mais avançadas da sna época, e por bem traduzirem as aspirações visia-nadas pela-população portuguesa, sobretudo as das classes trabalhadoras e produtoras que eles fizeram uma constituição na sua essência, quási republicana, o que para as ideas da época representava um . como t que extremismo de difícil perdura--ção e consolidação.

Porque- eram homens do seu tempo, apesar das suas aspirações rasgadamente liberais,, essencialmente republicanas mesmo, aceitaram e promoveram a vinda de D'. João VI, para o país, e votaram a sua intromissão oficial na Constituição, por mais extranho que tal se afigure à primeira impressão.