O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

26

Diário das Sessões ao Senado

Ernesto Jálio Navarro. Herculano Jorge Galhardo. Bicar do Pais Gomes.

O Sr. Presidente: — Aprovaram 25 Srs. Senadores, rejeitaram 9. Está, portanto, aprovada a proposta.

Em seguida é o projecto dispensado da última redacção a pedido do Sr. Vasco Marques.

O Sr. Vasco Marques: a Mesa três projectos.

-Mando para

O Sr. Pais Gomes: — Pedi a palavra para antes de se encerrar a sessão para dizer o seguinte. Havendo já Governo constituído, eu tenho urgência de tratar com o Sr. Ministro do Comércio de assuntos que exigem solução imediata, pois interessam à economia de diferentes regiões e classes agrícolas.

Peço a V. Ex., Sr. Presidente, que comunique ao Sr. Ministro do Comércio a necessidade que eu tenho de tratar com S. Ex.a impressões sobre os referidos assuntos, tendo, por isso, prazer em ver por estes dias esse Sr. Ministro nesta casa.

O Sr. Presidente:—Farei a comunicação desejada pelo Sr. Senador.

O Sr. Travassos Valdês: — Sr. Presidente: uma questão que me interessa

ó a situação irregular em que se encontra a Mesa desta casa do Parlamento.

Ainda há pouco tempo que se realizaram as eleições, tendo sido eleitos 1.° Secretário o Sr. Heitor Passos e 2.° Secretário o Sr. Pais de Almeida.

Como V. Ex.a sabe, Sr. Presidente, ó Sr. Heitor Passos seguiu para Moçambique e o Sr. Pais de Almeida recusa-se terminantemente a ocupar o seu lugar.

Por mim, já tenho ocupado o lugar de 1.° Secretário, mas declaro também terminantemente que não voltarei a ocupar o lugar desse Sr. Senador ou doutro qualquer que o substitua.

Fazendo esta declaração, V. Ex.a, Sr. Presidente, providenciará como entender.

O Sr. Presidente: — Como o Senado sabe, o Sr. Heitor Passos saiu com licença; esta pode-se-lhe acabar, mas saiu com ela.

Não me parece, pois, razoável que se faça eleição de 1.° Secretário.

Quamo aos Srs. Secretários, eu não posso obrigar S. Ex.as a virem para a Mesa. §

Pausa.

A próxima sessão é amanhã, à hora regimental, sendo a ordem do dia a eleição de dois vogais para o Conselho Colonial e as propostas de lei n.08 656, 735, 743 e 747.

Está encerrada a sessão.

Eram 18 horas e 59 minutos.