O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12

Diário das Sessões, do Senado

mento terão a categoria de terceiros oficiais e perceberão os mesmos vencimentos que a estes é ou venha a ser atribuído, não podendo por esse facto ter direito a ingressar nos quadros da secretaria ou a qual quer. promoção nos mesmos quadros.

Art.. 2.° Fica revogada a legislação em • contrário.

Sala das Sessões, 11 de Agosto de 1919. — Vasco Gonçalves Marques—Desidério Bessa—José Ramos Preto — José Machado Serpa—Armindo de Faria—Alfredo Pires — Celestino de Almeida — Manuel de S ousa,da Câmara— Boto Machado— Afonso de Lemos — J. Mendes dos Reis.

Está conforme.— Direcção Geral da Secretaria do Congresso da República, 12 de Agosto de 1919.—Pelo Director Geral. Carlos Ferreira.

O Sr. Presidente do Ministério, Ministro do Interior, e, interino da Agricultura (Bernardino Machado): — Sr. Presidente : infelizmente tem estado gravemente doente um dos homens que é, sem dúvida nenhuma, um dos mais gloriosos da nossa República: Alexandre Braga.

Começam a chegar os nossos hóspedes para a glorificação dos nossos heróis mortos na Grande Guerra, e o momento em que o país presta as sua? homenagens a todos aqueles que batalharam pela liberdade e pelo direito.

Uma das vozes mais eloquentes que têm soado em Portugal, em todos os tempos, foi sempre a voz do Alexandre Braga. E com a maior comoção que eu saúdo aquela grande figura da República, e faço votos pelo seu completo restabelecimento. '

Como, neste momento, eu penso em todos os homens que têm servido a República, entre eles falta-me alguém, porque não vejo a meu lado Alexandre Braga.

Estimaria que o Senado me acompanhasse nesta saudação e neste voto.

O Sr. Catanho de Meneses: — Sr. Pré sidente: este lado da Câmara vota com muito gosto a proposta do Sr. Presidente do Ministério.

Efectivamente Alexandre Braga é uma das grandes figuras da República.

Com o seu verbo inspirado e sincero ele contribuiu poderosamente para a implantação deste regime e é dever do Senado fazer votos ardentes e sentidos pelo restabelecimento da sua saúde.

O Sr. Celestino de Almeida:—Os Srs. Senadores do Partido Republicano Liberal fazem calorosos votos pelas melhoras do Sr., Alexandre Braga que tem sido duma dedicação extrema à causal da República quer dentro da monarquia quer dentro do actual regime.

O Sr. Lima Alves:—Em nome dos Srs. Senadores reconstituintes associ6-me à proposta apresentada pelo Sr. Presidente do Ministério.

Alexandre Braga, com a sua palavra eloquente, como poucas, fez a maior propaganda em prol da idea republicana, tem sido um dedicado à causa da República e um distinto causídico.

O Sr. Dias de Andrade:—Declaro que aprovo a proposta do Sr. Presidente do Ministério relativo ao voto pelas melhoras do Sr. Alexandre Braga.

O Sr. Prazeres da Costa: — Os Srs. Senadores do Partido Popular também se associam à proposta do Sr. Presidente do Ministério.

Posta à votação, é a çwoposta aprovada por unanimidade.

O Sr. Presidente: — A próxima sessão será amanhã à hora regimental.

Antes dá ordem do dia entrará em discussão o projecto de lei relativo à amnistia e na ordem do dia a proposta de lei n.° 415.

Está levantada a sessão.

Eram 17 horas.