O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10

Diário das Sessões do Senado

O facto é que, nestas circunstâncias, se voltaram todas as vistas para aquela colónia, emçcanto que até ali Timor só era conhecido para a deportação do degredados.

Toda esta má fama que tinha Timor era devida a não ter governadores capazes, e isso dava-se já no tempo az, monarquia, como continuou a dar-se no tein-po da República.

Nós temos sido infelizes na escolha dos governadores. Por via de regra, o candidato a governador começa apenas por indagar qual é o seu vencimento, e, em se apanhando lá, não quere saber de mais nada. E ccmo Timor não tinha telégrafo, eles ficavam ali comodamente, não tendo a incomodá-los o Ministério das Colónias, e por isso Timor não progredia, como era para desejar.

A situação financeira e económica em que se encontra a província de Timor,, frisou-a V. Ex.% e muito bem, citando os enormes deficits que tem.

Quere dizer: anda por 200 por cento sobre as receitas previstas.

S. Ex.a certamente notou que, na previsão orçamental, se usou de certas habilidades para mascarar o déficit real. K assim é que começou por inscrever como receita uma" pseudo-receita na conta de 1919-1920, quando para essa gerência a metrópole tinha concorrido com 280 contos.

£ Que confiança nos merecem pois estes números ?

Neste orçamento está tambéra incluído um saldo proveniente daquele acordo, quo se fez com Macau.

Depois disto nós notamos também que, na previsão orçamental, tratando das principais verbas, que são a do imposto de capitação, e dos impostos aduaneiros, o imposto de capitação está inscrito com uma verba de .1.50 contos,- quando a média dos últimos é de 133 contos.

Examinando também as verbas orçamentadas sobre a importação e exportação, verificamos que esta inscrição foi feita com um excesso de 22 contos.

Há a deduzir, portanto, na previsão orçamental a importância de 39 contos, indevidamente inscrita.

Além disso procura-se saldar o déficit com o subsídio da província do Maca Q por virtude do acordo do ópio.

Em suma, verificamos que para uma despesa prevista de 803 contos há uma receita de 266 contos apenas.

Bastaria isto para demonstrar a incapacidade e a incompetência dum governador. Mas há mais. S. Ex.a referiu-se, e muito bem, às despesas da colónia com o serviço militar. Essas despesas vão ainda mais além do que S. Ex.a disse.

É interessante verificar que com o serviço militar a colónia gasta 250 contos, isto para uma receita de 266 contos.

Com a marinha gasta-se mais 62 contos, o cue quere dizer que só com o serviço militar a despesa cia colónia excede a receita.

É uina administração ruinosa aquela cue se tem feito até aqui.

Durante o corrente ano, a que se refere esta previsão orçamental, 1920-1921, o ex-governador telegrafou ao Ministério das Colónias dizendo que a situação do funcionalismo era precária, o propunha cue fosse autorizada ,a verba de 30 contos, destinada a melhorar a situação desses funcionários.

Isto já de si é estranho numa colónia em que estão a receber em moeda lorte. Mas, há mais ainda. Tendo sido ele autorizado a melhorar os vencimentos do funcionalismo, mas do funcionalismo civil, parece natural que, tratando-se de melhoria de vencimentos, devido à crise actual, se devia atender quando não só, pelo menos especialmente, aos pequenos ílmcionários.

Ora, não se fez isso. Os 30 contos fortes foram distribuídos por todo o funcionalismo, de modo que funcionários houve que passaram de 3.400$ a 3.800)$!.

Eu direi a seu tempo da produção de Timor.

Devendo-se, embora, aumentar o vencimento dos pequenos funcionários, vê-se bem quanto é iníquo o que se fez quanto aos vencimentos dos grandes funcionários.' .

Modestos funcionários, oficiais inferiores da armada e do exército, estiveram a enviar,para a metrópole, mensalmente, l conto e mais!

Vê-se bem qual o critério que nos mostra este governador.