O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 26 de Abril de.

U

Pois não o fez.

Queixam-se muitas vezes os governadores das peias do Ministério das Colónias, mas quantas vezes nós verificamos que eles exorbitam e como eles procedem, arbitrariamente.

Os governadores muitas vezes saem fora da lei e, quando se lhes chama a atenção para este facto, mostram-se in.-dispostos.

Tais provas de incompetência, como se vê, na elaboração do orçamento e na sue factura, e o espírito de prodigalidade deste governador, levaram-me a dizer-lhe, embora seu amigo, que discordava de tal orientação o que, por esse motivo, o convidava a pedir a sua exoneração. Não o fez. Impunha-so exonerá-lo.

lista o Governo vago; tenho andado a arranjar pessoa de competência para o preencher e capaz de remediar o mal das situações anteriores.

E veja S. Ex.a que, no decurso de ano e meio, o ex-governador não formulei1, ou não submeteu ao conselho executivo local quaisquer propostas ou providências tendentes a remediar esta situação,, procurando aumentar as receitas, diminuir as despesas, fomentar a riqueza própria da província.

O lugar de director de agrimensura entendo eu que pode vir a, ser desempenha-, do pelo director de obras públicas, pensando ainda- em fazer outras alterações do forma a-produzir economia para o orçamento da província. Penso igualmente em extinguir a auditoria fiscal a que S. Ex.a se referiu, porque realmente é um serviço que se pode dispensar, e penso ainda em reduzir o pe'ssoal do quadro, estando já a estudar a forma de o fazer.

Eis, em traços gerais, a situação do Timor. Tem-se procurado levantar um empréstimo até agora sem êxito, porque as condições em que se encontram certas casas bancárias^ o não tem permitido.

O Banco Ultramarino carece da elevação da circulação fiduciária e, muito embora a província de Timor tenha maneira de realizar em determinadas bases o empréstimo, o Banco não sanciona essa medida e aguarda a elevação da circulação.

A situação económica de Timor é real-mfnte interessante. O produto principal da sua exportação é o café, tendo a colónia grandes condições para a sua produção.

A exportação do café em-1910 foi importante. .

Em seguida figura a copra, que tem aumentado em quantidade e valor, a cera e o cacau também.

O sândalo diminuiu, mas pela circunstância da sua exploração ter sido norma--lizada.

Os produtos importador são os tecidos de algodão, aguar.dente e os vinhos.

Os tecidos de algodão diminuíram de importação mas aumentaram em valor.

O álcool, pelo seu desenvolvimento, precisa duma medida restritiva.

Produz a ilha todos os géneros, quási, essenciais à vida, como a batata, o arroz e carnes, e daí o ter afirmado que as condições de vida de Timor são das melhores e, .portanto, não se impunha a melhoria de vencimentos dos funcionários superiores.

As, condições de Timor são do molde a afirmar-se que aquela colónia, governada por entendidos, virá a ressurgir por forma a não constituir encargo para a metrópole..

Quanto à navegação, estou em discordância, com S. Ex.a

Ás relações .entre a metrópole e as colónias do Oriente são tam escassas, que não permitem alimentar uma carreira do. navegação.

Tudo quanto se tem feito nesse, sentido tenho a certeza que-seria ruinoso, o. na. luta tremenda que se -vai abrir, da concorrência mundial, ^podíamos lutar com a Inglaterra, França e outros países?

Veremos, se for. levado por diante o propósito delineado sobre a aplicação dos navios ex-alemães.

Timor terá de fazer os seus negócios com os, mercados importantes próximos, e para eles é que devem convergir todas as atenções..

SôbreVa manutenção das companhias indígenas em Timor, é para desejar que não careçamos de tais efectivos.

E certo que os ex-governadores, que lá tem estado, por virtude do conhecimento intenso da política .indígena tem conseguido evitar essa grande despesa.

. Confio que.voltaremos a esse tempo, se bem que a-população de Timor, paciento e sofredora, -tem tido por vezes rivalidades provocadoras de desordem.