O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

JSessâo de.£ò.d,e Janeiro de J924

2.1

conseguiu dizer isso com, pelo menps, aparente convicção.

Muito pode a. ilusão; creio, contudo, •quo S. Ex.a não conseguiu convencer ninguém.

Devo dizer que não hesitaria em louvar :S.. Ex.a — e digo isto sinceramente—se., .no uso da autorização que se vai dar ao •Govôrno — não com o voto deste lado da Câmara — conseguir, com a sua acção, alguma cousa do benéfico para o País.

Não quero terminar sem fazer os meus .cumprimentos ao nosso presado colega,, Sr. Herculano Galhardo, -de cuja doutrina discordo completameute quando nos vem fazer o elogio de pessoas, no meu entender, colossalmente nefastas, mas pela maneira brilhante como pronunciou .o seu discurso. . ,. . .

Fiz-lhe os meus cumprimentos, no fim da sua oração, e fui í aze-Io com muita amizade, admiração e estima. Não quis deixar de o fazer, embora em completo desacordo com as tendências que tam en-.tranhadamente defende, pela'extraordinária convicção, e brilho notável com que entou um hino aos seus ideais.

Tenho dito.

O Sr. Lima Alves: — Sr. Presidente: a hora vai muito ..adiantada, e como a Secção já deu o parecer sobre um projecto quo o Senado .aprovou quo fosse .discutido ainda hoje, projecto esse que •veio da Câmara dos Deputados, de natu-jeza e carácter urgentes, eu achava tal-.•vez melhor ficar com a palavra reservada .jpara depois continuar as minhas considerações.

Trocam-se explicações entre o orador e •o Sr. Presidente.

O Sr. Dias de Andrade: — V.; Ex.a dá-me licença?

Krequeiro que V, Ex.a,, Sr.. Presi-•dentor consulte o Senado só permite, que seja imediatamente., discutida a proposta de lei quo diz respeito ao dia 5 de Fevereiro futuro,- dia

Foi aprovado o_reguerime)ito, . t

Lê-se na Mesa* É o seguinte:

Proposta de lei n.* 574

Artigo único. O dia õ do mês dê Fevereiro, de, 1924-é, para todos, os efeitos,

feriado nacional, cm homenagem ao .imortal poeta Luís de,Camões.

Palácio do Congresso da Eepública, pin 24 de Janeiro do 1924. — Alberto Ferreira Vidal — Bqltasar de Almeida Teixeira.

Posto à discussão o projecto, depois de lido, foi aprovado sem discussão na generalidade e na especialidade.

Pediu dispensa da leitura da última redacção o Sr. Dias de Andrade.

Aprovado.

O Sr. Lirna Alves: — Sr. Presidente: antes de usar da palavra, peço a' V. Ex.a X) lavor de me reservar a palavra antes de encerrar a sessão, esta.ndo presente o .Sr. Ministro da Agricultura. _VSr, Presidente.: continuo com as mesmas dificuldades que., apontei na última sessão a" respeito de falta do luz.

Nesta altura da tarde vê-se muito pouco, e se na outra sessão eu tinha o recurso e facilidade de consultar documentos impressos que podia' ler com uma certa facilidade, hoje' tenho mais dificuldade, porque tenho de guiar"-me por apontamentos que tirei, dia defesa do Sr. Ministro da Agricultura, que estão a lápis e já um pouco sumidos.

O Sr. Alfredo. Portugal:—V. Ex.a dá--me licença?

Sr. Presidente: sei que vai reunir a l.a Secção do Senado para tratar da proposta vinda da Caiu ara dos Deputados, acerca da viagem presidencial ao Porto.

O Sr! Lima Alves íaz parto da l.a Secção e naturalmente ó necessária a sua presença nela. Tom cor sua vez também do continuar a sua interpelação.

Por isso eu pedia a \r. Ex.* .para ver se conseguia resolver o assunto de forma a alcançar que o.Sr. Lima Alves fosse fazer parte da Secção, ficando com a palavra reservada .para a continuação da interpelação i.

O Sr. Presidente;—Está interrompida 'a sessão.

Eram 18 horas e 30 minutos. n • As 18 horas e 40 minutos o Sr. Presidente declara reaberta á sessão.