O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão â* 20 de Fevereiro de 1924

17

da, e um chefe de divisão de investigação e demonstração. Diga-me V. Ex.% Sr. Presidente, se isto não é a mesma cousa. Ab sol utilmente.

Evidentemente que algum desses chefes de divisão tem de ser eliminado. Mas qual será? Naturalmente é o que tem apenas uma situação.

Parece-me que o Sr. Ministro da Agricultura se magoou um pouco comigo quando afirmei que toda esta série de organizações do Ministério da Agricultura tinham apenas em vista suprimir direcções gerais. Ora isto está plenamente demonstrado.

Efectivamente tem-se suprimido direcções gerais, e não directores gerais, porque todos os funcionários continuam acumulados numa única direcção geral e atropelando-se uns aos outros.

Segundo um apontamento que aqui tenho, o Sr. Ministro da Agricultura reíe-riu-se a quaisquer actos passados aqui rio Senado entre o ex-Ministro da Agricultura, Sr. Fontoura da Costa, e a minha pessoa. Passou-me despercebido quais tenham sido esses actos, e tanto mais que, por mais esforços de imaginação que faça, não me lembro quando aqui tivesse, como Senador, qualquer conversa com o Sr. Fontoura da Costa, ou que tivesse trocado com S. Ex.a quaisquer im-piessões. Não me parece que tivesse tratado com S. Ex.a de qualquer assunto deperdente do Ministério da Agricultura. Apenas me recordo de que algumas vezes S. Ex.a vinha a esta Câmara, a meu pedido, para tratar dum determinado assunto, mas, apenas chegava às portas da sala, mandava-me chamar e pedia-me para não falar, por isso que ia resolver o caso doutra forma.

Para finalizar, porque foi por aí que terminou também o Sr. Ministro da Agricultura, devo dizer que ponho um pouco de remissa aquelas referências, porven-> tnra entusiásticas, que certos agrónomos competentes hajam feito a este decreto.

S. Ex.a indicou alguns nomes, como Mota Prego, D. Luís de Castro. Rasteiro, Sousa da Câmara, etc.

Quero acreditar que teria sido, um tanto ou quanto por amabilidade dalgum desses cidadãos, que teriam sido feitas entusiásticas referências a esta organização, porque eu sei que, pelo menos, um

deles não lhe tem feito os melhores elogios.

Sei que um outro, e desse posso dizer o nome, o Sr. D, Luis de Castro, também não pode ter um grande entusiasmo por esta organização; quando muito, terá um certo reconhecimento, porque seria ingratidão não reconhecer benefícios que se fazem a pessoa com ele. aparentada. Mas quem ler os escritos do Sr. D. Luís de Castro, ainda recentes, quem ler as comunicações feitas por S. Ex.a à Academia das Sciências, há-de verificar que o Sr. D. Luís de Castro não pode estar entusiasmado com 'esta organização. S. Ex.a preferiria a organização de estações agronómicas com determinada orientação e oiu bases inteiramente diferentes das que serviram para a elaboração do decreto que estou apreciando.

Por isso, Sr. Presidente, eu não querendo negar, porque o não posso fazer, que o Sr. Ministro da Agricultura tenha tido uns certos elogios à sua obra, não posso em todo o caso receber essa afirmação como um dogma.

Sr. Presidente: V. Ex.a e a Câmara devem ter notado que tenho estado a dirigir-me ao Sr. Ministro da Agricultura como se S. Ex.a fosse o próprio autor deste decreto. Mas se o faço é porque S. Ex.a declarou aqui integrar-se eomple-tamente na matéria do decreto.

Além de que era voz corrente, que o Sr. Ministro da Agricultura hoje presente foi o autor desta reorganização.

Se foi ou não, não sei. Mas é lícito supor que o foi, tal o amor com que se integrou nele.

E esta a explicação que dou por tam insistentemente me referir ao Sr. Ministro da Agricultura como autor deste projecto.

O ex-Ministro da Agricultura Sr. Joaquim Ribeiro tem a sua responsabilidade, mas para mim a responsabilidade técnica e moral tem-na o actual Sr. Ministro da Agricultura.

Tenho dito.

D orador não reviu.