O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

«Sessão de 26 de Março de 1924

15

Este lado da Câmara reconhece isso, sempre reconheceu, e.tanto que eu disse que não tinha dúvida em que na sessão de amanhã se "começasse a diácutir a proposta que melhora os .-vencimentos, da polícia. • ^. • ; - , -r

Em vista, pjorém, de se estar a fazer um pouco de expeculaçãd,' fazendo-se alguns Senadores- mais amigos da polícia do que nós, este lado da1 Cêmara.não tem dúvida», apesar .de.há pouco ter sido distribuída a propostá'; respeitante à polícia, que se adie a discussão do projecto do inquilinato para .-depois .de ter sido aprovada essa. proposta da polícia.

Posto à votação o, requerimento do Sr. Augusto, dê Vasconcelos foi-aprovado.. •

. O Sr. Costa Júnior, (para um requerimento) :— Requeiro dispensa da leitura da proposta .y is to já ter sido., distribuída. Consultada a Câmara, foi concedido. Entra em discussão a- proposta na generalidade.

O Sr. Costa Júnior (relator);—Embora não esteja ein discussão a proposta na especialidade, 'eu -desejava 'enviar para a. Mesa uma alteração ao artigo 1.°

O Sr. Augusto de Vasconcelos:"—Jtfão tomarei muito tempo.ao Senado. -

Duas palavras -apenas -para dizer em meu nome e em nome-.do' meu partido que damos o nosso voto à=propostacem discus-. são .e que faremos todo o. possível para que ela seja transformada em lei-o mais depressa que se puder, sem prejuízo é claro de uma discussão conscienciosa,sobre os pontos que porventura nos suscitarem dúvidas.

Não posso deixar de referir-me à necessidade ui gente da votação da proposta, porquanto se reconhece que a situação da polícia é insustentável. .-•'-. .

E até temos a obrigação de a votar, porque, sé constata uma transformação na polícia, que a aproxima das polícias dos, outros" p aí sés cultos.

À sua frente está hoje um magistrado digníssimo e um militar com altos serviços à Pátria.

Têm a exacta compreensão dos seus deveres. .

Basta citar, por exemplo, a circular expedida acerca do conflito entre os.estu-

dantes -do. liceu ,. e apolícia, para vermos que os seus dirigentes têm a nítida compreensão dos seus'deveres.

Estávamos^habitua.dos a ver o procedimento .violento da, polícia ao intervir nos conflitos e a continuação- dessas violências, com.o aplauso'.taci to .dos superiores quando: contra eles, se levantavam legítimos protestos.

Tem por consequência, essa polícia um comandante à. altura das suas funções. ... Apoiados. •: -. •, ,"-

Em pouco: tempo tem demonstrado .to-.das as suas altas, qualidades de disciplinado r e de funcionário inteligente.

Transigimos, pois., aprovando esta -proposta, amparando assim. a polícia, na -mesma ocasião em q.ue temos de reconhecer os excelentes-serviços que tem prestado à p.opulação do país.^.-.

O Sr,. Silva.Barreto :—Eu dou o meu

voto ao projecto de-lei em discussão, mas

não deixo de lamentar o aparecimento

-desta'legislação fragmentária em matéria

de melhorias, que nos há-de arrastar a

- uma situação bastante difícil.

'Apoiados*

Isto .dará motivo até à luta entre as classes. ..- >•

Houve a. lei- das melhorias n.° 1:452, boa no.seu geral.- • -

Ela está em vigor: foi largamente discutida e abrangeu todas as classes do fun-.cipnalismo, com -excepção das praças graduadas do .exército e dos-correios e telégrafos, que tinham, tido leis especiais.

Aparece agora-um decreto melhorando os vencimentos dos oficiais do-exército,

• sobre cuja legalidade tenho as minhas dúvidas.

Mas melhoraram-se,; e muito-bem, tais vencimentos, publicando-se tal disposição fundada na circunstância, segundo.dizem, de que a lei n.° 1:452, garante-, alterações dos coeficientes,e .das percentagens.

O Sr..Mendes dos Reis:—.Não se tratou de uma melhoria.' v

.Foi.anteg uma rectificação a vencimentos,, de modo, à1 permitir;uma maior justiça

• e equidade'nos vencimentos.

. O Orador '.-*• No fundo • constituiu sempre uina melhoria.