O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

tfeasão de Q de Abril de 1924

nhecer que os nossos exércitos de terra e mar souberam perpetuar nas páginas da História o nome glorioso da Pátria.

Por esta forma me associo às eloquentes palavras.que foram proferidas de todos os lados .da Câmara em homenagem à memória do Soldado Desconhecido, símbolo da bravura do nosso exército, e perante ele curvo-me respeitosamente.

O orador não reviu,

O Sr. D. Tomás de Vilhena:—Sr. Presidente: também .me associo, em nome deste lado. da Câmara, à homenagem prestada pelo Senado ao Soldado Desconhecido.

Não há dúvida de que este nome, este símbolo do Soldado Desconhecido, é alguma cousa que nos choca profundamente.

Foi-se buscar o cadáver de um homem que pertenceu a uma Pátria, e que, representando o grande sacrifício feito por essa Pátria* morreu nos campos da batalha.

O Soldado Desconhecido representa o esforço hercúleo que nós fizemos nessa grande guerra» ;

Povo pequeno, mas de grandes tradições que assinalam qualidades de bravura, este povo pequeno, no contingente que as .circunstâncias lhe puderam dar, cumpriu, tanto quanto pôde, o seu dever, e o seu nome ficou esculpido nas páginas da Grande Guerra, que foi uma lata verdadeiramente ciclópiça que a História exara.

Percorrendo todas as grandes lutas :que têm agitado os povos, as guerras do tempo da EenascençaJ no começo do século passado, vemos que não há nada tam grande, tam complexo, como foi a Grande Guerra.

Nela entraram povos de todas as nações, e incontestavelmente essa .guerra há-de marcar um período na História,

As suas consequências foram tam extraordinárias que .nós que estamos, por assim dizer, no prólogo desses resultados, ainda não sabemos o que será o dia de amanhã, que para uns, talvez temerosos, se afigura dos piores, mas que, para outros .que como eu confiam na humanidade, dele derivará,. senão para nós, pelo menos para ~os -nossos filhos, um dia mais tranquilo e mais agradável em que seja aceite ,o reconhecimento da dignidade hu: mana. . .

.Tenho pena de, nesta hora, não estar nessa hora histórica e difícil da Batalha.

Ali pode dizer-se que ó hoje o templo da Pátria.

Ali, debaixo daquelas arcarias, estão homens que ligaram os seu& nomes aos factos mais extraordinários.

O Soldado Desconhecido, está bem de-,baixo daquelas arcarias, onde está o homem que venceu em Aljubarrota. . Está bem ao lado daquele outro infante que, no promontório de Sagres, soube di-,rigir as nossas descobertas, por, mares nunca dantes navegados. -

O Soldado Desconhecido ó o represen-

taute do heroísmo da nossa Kaça, é o re-

. presentantê dessa plêiade de heróis que,

através de todos os tempos, têm causado

assombro ao mundo. . -,,"•"'•

Vozes: — Muito bem, muito bem. ."'* O orador não-reviu.

O Sr. Pedro Chaves: — Sr. Presidente: .no prazo de alguns dias ó esta a segunda vez quo, observo uni campo em que todos se entendem.

Hoje é nesta sala;.há poucos dias foi •no Congresso das Misericórdias.

E a segunda vez, repito, em que vejo esta magnífica, atitude,, para mim sempre comovente e agradável,- .de se reunirem todos os ideais, todas as crenças, todos os homens de ideas* mais diversas e mais profundamente afastadas, para fazerem a mesma consagrarão, cheia de sentimentalismo e de amor, pela sua Pátria e pela sua- Terra. .; . ,

Apoiados.

E porque me encontro, adentro desta casa do Parlamento, numa. situação política de verdadeiro isolamento, eu que não tenho nem dotes, nem condições para elevar a minha voz numa sessão destas, vi-me forçado a erguê-la hoje.

Mas este meu isolamento, de todos os lados da Câmara c de. todas as questões políticas funde-se, .desapareço, sempro que se trata de honrar o País e a Pátria, (Apoiados] e nesse momento não pregunto àqueles que me acompanham nessa consagração pelas suas crenças políticas e pelas suas convicções-,. porque todos são meus compatriotas. c

Muitos apoiados. . -