O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

lados da Camará, mormente daquele lado. se prega que o necessário ó construir, construir, construir, com íodt, a rapidez,, construir já hoje, se envidem estorno» nesse sentido. Consinta, porém, S. Es..:i: que lhe diga, apesar do muito respeito que me merece, não só pela sua qualidade do magistrado, que lhe imprimo oito carácter alúvo e acima de te das ai paixões, mas pola sua qualidade do Soi.ador. que quando cuidar de qualquer ass. in:o, o trate pek, causa e não pelas peb-oas,,

Espero que a Carne rã, em atenção pelo que eu acabo de dizer, e principalmente pela verlad'3 que sustento, passe a votar a proposta.

O orador não reviu,,

O Sr. Medeiros Franco : — S:1. Presidente : desejava que o Sr. relUor n.e informasse porque é que se estaoelecc una nova redacção ao artigo 3.° do decreta n.° 4:137 artigo esse que não sei o q\:9 diz, porque ainda não tive teripo cê vsr a legislarão que aqui tenho) e ;>ara que é que se faz a substituição da nova redacção.

Quand" há pouco o Sr. Carlos Cosra fez a proposta de eliminação d!-«te aiti^o apoiei, porque entendia que S. Ex.a ; nhã razão, mas queria formar a minha opinião mais solidamente.

Soa.n cr*- 17 horas.

O orador cala-se e a Cantar z, +.oo't-' c1? pé, mantèm-se no mais absoluto silc.u-io durante dois minutos, como Tiomtnagem aos mortos pelei Pátria.

O Sr. Medeiros Franco (continuando}'.— Quando há pouco o Sr. Carlos Costa apresentou uma proposta de eliminaçào, do meu lugar, disse «apoiado» cue se traduz no seguinte : é que, pela/leitira desta proposta de bi, facilmente chego a verificar que este assunto fora aqu' interpretado.

Mas, Sr. Presidente, porque o iluf.tre relator se levantara a defender a permanência da nova redacção do prrecto, QJ «eja a permanência deste artigo 2,\ 3 como tenho por S. Ex.a toda í comile-ração, entendi que era necessário esclLra-cer qual o motivo porque se di:va ao tal artigo uma nova redacção, dês rjaria saber se devia manter o primeirc critério, ou se devpinos pôr uma nova redacção

ou ainda defender a doutrina do ilustre relator.

Depois fui ver se realmente esta matéria era ou não interpretada na proposta de lei, e natural era que fosse ver a origem dí. proposta; é ministerial; vem do Sr. Ministro do Comércio e" a proposta não traz essa doutrina, vai para a respectiva comissão da Câmara dos Deputados, sofre ali largas modificações, e não apareço também a doutrina do artigo 2.° da proposta em discussão; mais uma vez ped^ ao ilustre relator de não se admirar de pedir a S. Ex.a que me esclarecesse, se realmente a doutrina do artigo 3.° dessa proposta merece uma nova redacção, porque, se assim é, não tinha dúvida nenhuma em manter a sua redacção.

O orador não reviu.

O Sr. Gatanho de Meneses : — Sr. Presidente: isto não significa nenhum desprimor para com S. Ex.a o Sr. Medeiros Frrnco.

Como disse há pouco, tenho já bastantes cabelos brancos e não posso, nem de longa ferir a dignidade de quem quer que s r f,, prezo a dignidade da cada um. Simplesmente a minha observação, permita--me S. Ex.a que lhe diga mais uma vez, provém do seguinte:

Sabia que S. Ex.a votava a eliminação, sabia perfeitamente qual o motivo por que a votava : é porque tinha absoluto couj?cimento das razões por que semelhante cisposição não devia estar aqui inserida.

O Sr. Medeiros Francos (interrompendo):-—S. Ex.a dá-me licença?

Xão cisse que tinha absoluto conheci monto, disse apeuas que tinha algum conhecimento, o bastante para determinar o meu veto, mas esse conhecimento podia ser alterado por informações.

O Orador:—As suas Ideas a este respeito não podiam deixar de ser seguras, e foi porque S. Ex.a já se julgava com os elementos necessários para dar o seu voto.