O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2G

Diário das Sessões do Senado-

O Sr. Ribeiro de Melo: — É para me associar às palavras de homenagem aos aviadores pronunciadas -pelo Sr. Augusto de Vasconcelos.

Em nome deste lado da Câmara associo-me do coração às palavras proferidas pelo Sr. Augusto de Vasconcelos. É que nos sentimos cheios de orgulho e satisfação pelo raia glorioso desses dois bravos aviadores do exército português.

Fazemos votos para que cheguem até Macau, levando, nas asas douradas, Portugal, o orgulho da raça, o sentir de uma nacionalidade; é o desejo que todos nós manifestamos, o mesmo é o sentimento-da Pátria, por ver o amor internaciona] pela República.

É verdade que neste momento atravessam e sulcam os ares as caravelas americanas e inglesas que andam em busca da volta ao mundo; e Portugal, pequenino como sempre, mas grande nas tradições do passado, continua a dar-nos ensinamentos, para que nós vejamos com patriotismo e republicanismo este raia glorioso, para que se não cuide que em matéria de aviação ficámos nesse raid também glorioso feito por Sacadura e Gago Coutinho.

Bastantes heróis temos para mostrar ao mundo a imagem dêstexamor à Pátria o à Eepública, que todos nós temos.

O orador não reviu*

O Sr. Ministro do Comércio e Comunicações (Nuno Simões): — O Governo tem acompanhado com a máxima atenção o gesto glorioso do empreendimento dos dois bravos aviadores.

O Governo não pode alhear-se de um acto como esse, que tanta glória traz para o povo português.

O Governo associa-se, pois, aos votos que aqui sã fizeram pela glória do exército português e pelo êxito dos nossos avia* dores.

O Sr. Procópio de Freitas: —É para me associar com toda a sinceridade do coração de um português a esta viagem aérea que os meus ilustres camaradas do exército estão a realizar, Lisboa-Macau, concorrendo assim para mais uma página brilhante da nossa história.

Faço votos para que eles cheguem com felicidade ao seu destino.

O Sr. .Presidente : — Em vista da manifestação da Câmara, considero aprovado o voto proposto pelo Sr. Augusto de Vasconcelos.

A próxima sessão é amanhã, à hora regimental, com a mesma ordem do dia de hoje.

Está encerrada a sessão.

Eram 19 horas.