O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 12, 13 e 14 de Maio de 1924

91

vos e prepara uma tal atmosfera que nem sempre nós nos podemos conter dentro dos legítimos e justos limites que seriam de esperar numa assemblea de pessoas criteriosas ; mas no fundo todos estamos sempre de acordo em prestigiar as instituições parLamentares e em homenagear o Presidente do Senado. . o

Apoiados gerais.

O Sr. Ministro da Justiça e dos Cultos

(José Domingues dos Santos): — Sr. Presidente : não tenho a honra de pertencer a esta Câmara.

Desculpe, pois, V. Ex.a, e o Senado se, porventura, eu, em nome do Governo, me quero associar à manifestação desta Câmara, tanto da direita, como da esquerda.

Fui eu, talvez, o causador, da agitação em que esta Câmara tem estado, visto que fui eu que trouxe ao Parlamento a proposta que tanto excitou as paixões dos Srs. Senadores.

Teria, por isso. muito pesar se visse V. Ex.a afastar-se da Presidência, do Senado, que tanto tem distinguido e tam imparcial e correctamente tem ocupado.

Apoiados gerais.

O Sr. Presidente:—Agradeço a toda a Câmara as palavras íimáveis que me foram dirigidas.

Peço a V. Ex.as que me desculpem este meu desabafo, mas realmente eu estava magoado.

A minha obrigação é manter a ordem nesta Câmara, e a verdade ó que as últimas sessões não têm conservado aquela serenidade que seria para desejar. - O que deste lugar eu peço a V. Ex.as, é que respeitem o Regimento, o mais que lhes for possível.

A próxima sessão é na sexta-feira, 16, à hora regimental, sendo a ordem do dia a mesma que estava marcada para hoje, excepto a proposta de lei que foi votada.

Está encerrada a sessão. .

Eram 19 horas e 30 minutos.

Documentos mandados para a Mesa durante a sessão

' Declarações de voto

Declaro que não votei o artigo 1.° do projecto em discussão, por conter disposições de efeito retroactivo.—J. C. Costa.

Para a acta.

Declaro que se estiresse presente à sessão de ontem teria votado contra os artigos 1.° e 2.° do projecto n.° 542 por considerar a sua doutrina contraproducente o inconstitucional.—Pedro Chaves.

Para a acta.

Os REDACTOKES: