O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

20

Diário das Sessões do Senado

três horas mais tarde depois da entrada. E preg-jnto eu: ^Como é que só pode mandar suspender um homeo acusado de ter comparecido três horas mais tarde da hora da entrada, quando, de facto, a pessoa que fez a participação não compareceu nem três horas, nem seis horas, nem seis dias mais tarde?

Apoiados.

Outro e:*a acusado de não ter cumprido uma ordem de trazer uma carta,, para efeito de distribuição, mas que/ depois de instado, tinha obedecido à ordem dada.

Pregonto eu também.

é que se podia suspender esse funcionário, quando é o próprio que o acusa que diz que depois cumpriu a ordem?

Apoiados.

O Gcvêrno viu-se, por issc, na impossibilidade de mandar suspender o pessoal menor, porquanto já era para estranhar que essas participações fossem feitas por funcionários ausentes dos seus lugares.

Apoiados.

Devo. porém, informar a Câmara que o serviço dos correios e telégrafos corre, não direi com normalidade, porque há£is>-suntos rue eu julgo que são extraordinr,-riamente difíceis de executar, como são os das encomendss postais, mas, no que diz respeito à distribuição de correspondência e de registos, com a presteza necessária. E o que é triste é que isso se faça por exclusiva vontade do pessoal menor.

Por consequência, tira-se daqui uma curiosa demonstração : é qus o Estado não tem precisão dum tam grande número de funcionários dos correios e telégrafos.

Apoiados.

Chegamos à constatação de que é absolutamente dispensável essa quantidade enorme de funcionários dos correios e te-

légrafos, o que representa um encargo enorme para o Tesouro.

Apoiados.

Pelo que se refere aos telégrafos, devo também dizer que. já foram concertadas várias linhas, e que se ainda se não fez o anúncio de que essas linhas tinham sido reparadas, é porque algumas almas se ocupam em cortar os fios que permitem essas ligações, ruas também por intermédio da rádio-telegrafia. militar nós temos posto os diferentes pontos do país em contacto permanente.,

Estou convencido de que os serviços dos correios e telégrafos se hão-de normaliza::'rapidamente,, contando aqui trazer dentro de dois ou três dias uma relação de todos os funcionários que se têm apresentado e que neste momento trabalham com vontade de conseguir o fim desejado.

O orador não reviu.

O Sr. Ministro do Interior (Sá Cardoso):— Respondendo ao Sr. Joaquim Crisóstomo, direi que náo tenho conhecimento oficial de que haja a menor desinteli-gência entre funcionários superiores da polícia e, nestas condições, apresso-me a desmentir a notícia vinda nos jornais de que tinha-havido um conflito entre o Ministro, do Interior e o com and ante da polícia.

E absolutamente falso, como falso é que o mesmo comandante mantivesse pedido a demissão.

E o que se me oferece dizer em resposta às considerações do Sr. Joaquim Crisóstomo, na parte respeitante ao conflito a que se referiram os jornais.

O Sr. Presidente: — A próxima sessão ó amanhã, com a mesma ordem do dia e antes da ordem o projecto 4e lei n.° 584.

Está encerrada a sessão.

Eram 19 horas.