O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24

Diário das Sessões do Senado

Sobre a Direcção Geral dos Serviços Pecuários apelou V. Ex.a para mim para que tomasse medidas que são absolutamente necessárias aos trabalhos de profilaxia.

Tem-me V. Ex.a ao seu dispor para esse efeito. Mas se não contar com as disponibilidades do Fundo de Fomento Agrícola, não posso fazer nada.

O órgão de acção é o Instituto de Patologia Veterinária.

(JÕomp hei-de dotá-lo suficientemente para que se sacrifiquem tantos animais como é preciso, se eu não tenho dinheiro para os alimentar, se não tenho instalações para os meter?

V. Ex.a sabe que os soros e vacinas contra a peste que devasta a raça suína exigem o sacrifício de imensos exemplares, pulas dificuldades técnicas da cojhei-ta de soros e eu hoje não tenho dinheiro, (i como é que eu hei-de fazer isso sem ir ao Fundo de Fomento Agrícola?

Nilo sei.

A respeito da questão de zootécnicos e veterinários, não entro nela, porqce V. Ex.a não me pode exigir conhecimentos desta especialidade, para pronuneiar--me sobre se o agrónomo é que deve dirigir os serviços zootécnicos ou o veterinário ; isso é uma questão para ser resolvida pelos Conselhos Superiores do Ministério.

Suponho eu que tantos uns como outros poderão lá estar, desde que- tenham competência.

V. Ex.a é contrário à concentração dos reprodutores na Estação Zootécnica Nacional, dizendo que em Espanha encontrou os reprodutores disseminados por diferentes regiões.,

Mas se isto acontece assim em Portugal é devido à pouca extensão do nosso

terreno, e não podemos ir buscar para termo de comparação a Estação Zootécnica de Eambouillet, porque não temos um barão de Rothschild que nos dê o dinheiro.

Demais os terrenos que dão as pastagens da nossa Estação Central estão sendo todos os anos alagados pelo Tejo, tendo eu até já pensado em mudá-la para outro ponto. .

Termino as minhas considerações, dizendo a V. Ex.a que o problema é tam grande que o ponho acima das minhas forças, mas com os ensinamentos que colhi na prelecção de V. Ex.a, com o conselho de todos os experimentados e especialistas, eu tentarei fazer na pasta da Agricultura uma obra que possa estar em equação com as dificuldades do momento.

Não penso numa nov(i organização, porque não tenho idcas no espaço; o que vou tentar é fazer esta render o máximo. Ou rende ou não rende.

Se não render pode V. Ex.a chamar--nie impotente para vencer a situação, e não espore V. Ex.a que eu faça reformas porque o prejuízo máximo é reformar à outrance sem que se deixe aos regimes estabelecidos o tempo necessário para frutificarem.

Tenho dito.

O orador não reviu.

Vezes: — Muito bem., Muito bem.

O Sr. Presidente:—A próxima sessão é amanhã, à hora regimental, com a mes-.ma ordem do dia.

Está encerrada a sessão.

Eram W horas e 5 minutos.