O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

tèèssão âé ÍS de Agosto de 1924

votação de 30 Senadores 10 foram contrários, votaram eom bolas pretas.

O que quere isto dizer?

Se o Sr. Rego Chaves ainda não perdeu os pruridos de honestidade que devem ser apanágio de t^dos os homens públicos, pede imediatamente a sua demissão, não aceita o lugar que o Sr. Rodrigues Gaspar lhe quis atirar à cara para conseguir votos para manter o Governo, ou então sai' o Sr. Bulhão Pato da pasta das Colónias.

S. Ex.a não pode continuar ali, porque acaba de sofrer a mais miserável das derrotas o seu candidato, o candidato do Sr.' Rodrigues Gaspar ou daquele compa-drio da política que há-de levar este País à ruína.

ú Então o Sr. Bulhão Pato ignorava que o Sr. Francisco da Cunha Rego Chaves escrevia em 19 de Junho a carta que-O Mundo publicou?

Quere dizer: o Sr. Rego Chaves pertence a essa empresa angolense. composta de técnicos, e ele, como técnico dessa companhia, não pode alienar as acções que possui.

Essa companhia, toda a gente o entende, é organizada por pessoas que têm interesses em Angola, e por isso foi buscar bons técnicos nos diferentes ramos que explora, e entregou-lhes de mão beijada acções no valor de 11 contos, obrigando-se eles por sua vez a ir prestar concurso em Angola logo que lhes fosse pedido.

Isto é que está certo.

E os técnicos que fazem parte dessa companhia são todos técnicos políticos e mais nada.

(í Quem manda nisto, Sr. Presidente? •E o Sr. Fausto de Figueiredo, que é quem manda tudo nas colónias.

Sr. Presidente: ^então o Sr. Bulhão Pato qtioíe estar as ordens da Nação Portuguesa ou às ordens do Sr. Fausto de Figueiredo ?

£ Então S. Ex.a quere manter a nomeação do Sr. Rego Chaves, quando é ele próprio que se confessa impossibilitado, incapaz de ser candidato a Alto Comissário, uma vez que é sócio duma determinada companhia?

O Si. Bulhão Pato não está bem no seu lugar.- •

Foi obrigado, foi constrangido, foi mes-

mo violentado a levar à assinatura presidencial esse decreto.

Volte S. Ex.a para o ^eu fauteuil de Senador e abandone esse Governo de combinações políticas e de conluios.

O Senado já patenteou a sua revolta na votação que acaba de realizar-se, na qual, em BO esferas, apareceram 10 contrárias, o que significa que houve 8 republicanos que votaram contra, e se mais não houve — faço-lhes essa justiça— foi para não porem em cheque o Governo da presidência do Sr. Rodrigues Gaspar.

Ainda há republicanos, dos republicanos «lê sempre, que souberam cumprir o seu dever. E um deles foi o Sr. Presidente do Senado, que da sua cadeira de Presidente declarou que considerava inconstitucional a votação que há pouco se realizou.

Essa votação é, portanto, irrita e nula.

Apoiados.

Termino mais indignado do que comecei.

Estou a ver que assim, aos poucos e poucos, se vai golpeando a golpes bem fundos um pouco de sinceridade que nos resta de republicanismo e de patriotismo.

Republicanismo e patriotismo são duas cousas que eu me habituei a admirar.

Pois bem, esse patriotismo e Gsse republicanismo estão hoje .em tais mãos que arripia o coração ver que se pratica um acto tam vergonhoso pela pasta das Colónias, ao qual, em nome da soliedarie-dade ministerial, empresta o seu nome o Sr. Bulhão Pato.

Foi o Sr. Rodrigues Gaspar, o homem dos conluios e o homem das combinações políticas, que levou o Sr. Bulhão Pato a fazer assinar pelo Sr. Presidente da Be-pública o decreto de nomeação do Sr. Rego Chaves para Alto Comissário de Atigola, pessoa que não é idónea para ir. ocupar ôsse lugar.

O orador não reviu.