O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ÍHário âat Sessões ao Senaâo

O Sr. José Pontes:—Depois de saudar V. Ex.a, permita-se-me que, deste lado da Câmara, saúde também os presidentes das secções, os secretários da Mesa e a imprensa, representada aqui por modestos trabalhadores que foram nossos bons amigos.

O Sr. Querubim Guimarães:—Associo--me às palavras do Sr. José Pontes.

Um dos presidentes das secções é V. Ex.a e o outro é o Sr. Eamos da Costa.

Votando as homenagens prestadas a. V. Ex.% associo-me também às que se prestam ao Sr. Ramos da Costa, que sempre se tem desempenhado das suas funções com bondade, correcção e imparcialidade.

O Sr. Afonso de Lemos:—Também me associo às saudações propostas pelo Sr. José Pontes.

Ò Sr. Cunha Barbosa:—Associo-me também em nome da minoria católica.

O Sr. Ministro das Colónias (Bulhão Pato):—Em nome do Governo, de todo o coração me associo às saudações propostas pelo Sr. José Pontes aos Srs. presidentes das secções, aos secretários da Mesa e à imprensa.

- O Sr. Samos da Costa é um grande português, a bondade em pessoa, que não exclui a imparcialidade e a justiça. A todos a minha saudação.

O Sr. Presidente: — Permita-me o Senado que também me associe ao voto de saudação ao Sr. Ramos da Costa, meu antigo condiscípulo e velho amigo.

O Sr. Ramos da Costa:—Agradeço as palavras muito agradáveis que me são dirigidas pelos meus companheiros de trabalho.

São imerecidas e devidas apenas à amizade que me dedicam.

Agradeço as amáveis deferências que recebi de toda a Câmara, devendo dizer que não fiz mais do que cumprir o zzeu dever, fazendo toda a diligência para que todos os assuntos fossem tratados com a máxima imparcialidade, no que f ai ajudado por vários Srs. Senadores, que me acompanharam nesta missão.

Além disso todo o pessoal que esteve ao serviço das secções não podia ser mais dedicado, os Srs. taquígrafos foram duma gentileza inexcedível e trataram sempre de produzir o seu trabalho o mais útil e exacto que pudesse ser, pelo que merecem bem como o pessoal da Secretaria a consideração e estima de todos nós.

A todos os empregados do Congresso aproveito este ensejo para agradecer a maneira gentil como me têm tratado.

O Sr. Presidente : — Está interrompida a sessão.

Eram 17 horas e 45 minutos.

O Sr. Presidente (às 19 horas e 26 minutos) :— Está reaberta a sessão.

O Sr. Herculano Galhardo: — Está sobre a Mesa o projecto de lei n.° 595, com um único artigo e que se refere aos terceiros oficiais dos correios e telégrafos.

Requeiro a V. Ex.a para consultar o Senado sobre se permite que entre em discussão imediatamente.

O Senado aprovou este requerimento e seguidamente o projecto, sem discussão.

O Sr. Ramos da Costa:—Requeiro a V. Ex.a para que seja consultado o Senado sobre se permite que entre em discussão imediatamente o projecto de lei relativo às estradas, que veio da Câmara dos Deputados e já foi aprovado pela secção.

Consultado o Senado, foi permitido, e seguidamente aprovado na generalidade, sem discussão.

Entra em discussão o artigo J.°

O Sr. José Pontes:— Sr. Presidente : as considerações que eu podia fazer sobre este artigo preferia fazê-las antes na generalidade.

Sr. Presidente: no Senado tem de se tornar efectiva a deliberação anteontem aqui esboçada, de não deixar vir da Câmara dos Deputados qualquer projecto de lei que não sofra o estudo conveniente.

É preciso que nós Senadores tenhamos o tempo necessário para estudar as questões convenientemente.