O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Í 8

Diário das Sessões do Senado

O Sr. Vicente Ramos:— Sr. Presidente: em meu nome pessoal e em nome dos Senadores independentes agrupados apresento as nossas respeitosas homenagens ao Sr. Presidente do Ministério e a todos os Srs. Ministros.

Sr. Presidente: o novo Governo foi constituído constitucionalmente dentro do bloco.

Se na sua composição não entraram elementos indicados pelos parlamentares independentes agrupados, foi porque eles responderam ao Sr. Presidente do Ministério que não desejavam colaborar no novo Governo.

Sr. Presidente: convencidos de que o Governo cumprirá, tanto quanto possível, as promessas feitas na sua declaração ministerial, os Senadores independentes agrupados dão-lhe o seu apoio, convencidos como estão de que não haverá motivo para se arrependerem desta sna franca atitude.

Sr. Presidente: permitam-me o Sr. Presidente do Ministério e os Srs. Ministros que sem desprimor para nenhum deles eu dirija um cumprimento especial ao meu ilustre patrício» o Sr. Ministro da Instrução Pública, açoreano, filho da minha terra, da Ilha Terceira, que muito se honra em ter sido seu berço.

S. Ex.a é não só uma glória dos Açores como também uma glória de Portugal.

Apoiados.

Alegra-me bastante ver S. Ex.a sobraçando a pasta da Instrução.

A instrução primária, que é a base de toda a instrução, está, em quási todo o País, numa situação bastante precária.

Para exemplo vou citar a S. Ex.a um caso qae se dá numa freguesia do sen concelho, e que é típico.

Há 5 anos que não funciona a escola de sexo feminino, e há 3 anos que não funciona a escola de sexo masculino.

Apesar dos sacrifícios feitos psla janta de freguesia adquirindo o prédio e dando o indispensável para a escola poder funcionar, o Ministério da Instrução não concedeu até hoje a verba precisa para a adaptação desse edifício às escolas.

Estou convencido de que o Sr. Ministro da Instrução com a sua boa vontade apagará esta nódoa, que no seu distrito está manchando a instrução pública.

O-meu ilustre colega Sr. Vera Cruz encarregou-me também de apresentar os seus cumprimentos ao Sr. Ministro das Colónias e significar-lhe a sua satisfação por ver S. Ex.a sobraçar esta pasta, .por isso que conta o meu ilustre colega que daqui por diante não terá que solicitar raais quaisquer benefícios para a sua província, porque sendo o Sr. Ministro das Colónias, também um representante de Cabo Verde deverá conceder-lhe tudo cuanto puder em seu interesse, e que o Sr. Vera Cruz há muitos anos solicita, mas sempre em vão.

Não me proponho discutir a declaração ministerial, nem tam pouco dar conselhos ao Governo.

Por isso termino repetindo as minhas saudações ao novo Ministério e* desejando que a sua acção seja inteiramente útil ao País e à República.

O orador não reviu.

O Sr. Herculano Galhardo: — Quando o Sr. Catanho de Meneses, ilustre leader do Partido Republicano Português, falou em nome do seu partido, saudou o Sr. Presidente do Ministério e os seus ilustres colegas, e fê-lo em nome de todos os Senadores deste lado da Câmara, quer dizer portanto, em meu nome também.

Não tenho portanto que me desobrigar, o que faria muito gostosamente, desse dever de praxe, mas peço licença à Câmara— e isto sem melindre para todos os Srs. Ministros—para envolver numa saudação especial, numa saudação particularmente afectuosa, três dos Srs. Ministros, o Sr. Ministro da Guerra, meu colega na Escola Militar, o Sr. Ministro do Comércio, meu colega na arma, e Dr! Sousa Júnior, nosso antigo colega nesta Câmara que em todos nós deixou saudades (Apoiados), verdadeiro representante na Câmara das tradições do Senado, podendo mesmo dizer-se que S. Ex.a representa no Governo o Senado da República.

Folgo bastante em dizer a S. Ex.a que me sinto feliz p.or ver que regressou à actividade política de que esteve um pouco afastado, com desgosto de todos nós e com prejuízo para a República.

Apoiados da esquerda.