O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 23 de Janeiro de 1920

19

S. Ex.a que o número calculado para este último é de cerca de 1:000.

Pelo que respeita ao que expôs o Sr. Lima Alves, devo responder que as obras não foram interrompidas, mas efectivamente n3,o tiveram o andamento qne devia dar-se-lhe.

Ainda disse o Sr. Joaquim Crisóstomo que era conveniente que as visitas ministeriais aos hospitais se fizessem sem aviso, porqiie de outra maneira os funcionários teriam o cuidado do preparar os cousas de maneira a não só notar falta nenhuma.

Fiz já a primeira visita ao hospital de S. José, e não fui de surpresa porque não os quis afrontar com uma suspeita que não podia ter.

Mas muito gostosamente seguirei a indicação do Sr. Joaquim Crisóstomo para ver se remedeio de alguma forma os inconvenientes por S. Ex.a apontados.

O objectivo principal da proposta é acabar as obras do Manicómio Bombarda,, felizmente aqui reconhecido por unanimidade ; mas tive de requerer urgência e dispensa do Regimento na Câmara dos Deputados e também aqui no Senado para que entrasse imediatamente em discussão a proposta.

O objectivo secundário desta proposta é contribuir para atenuar a crise dos sem trabalho c não para acabar com ela, nem nunca eu tal pensei, porque a única maneira de a terminar é arranjar trabalho com abundância.

Tenho ainda a dizer ao Sr. Augusto de Vasconcelos, relativamente ao fundo destinado aos alienados que naturalmente é um fundo cobrado pelo Ministério das Finanças e eu não tenho informações" especiais sobre esse assunto.-

Agradeço a V. Ex.a, Sr. Presidente, e à Câmara a boa aceitação feita à minha proposta e as palavras de louvor que me foram dirigidas.

Apoiados.

O orador não reviu.

Foi aprovada a proposta na generali-dadej sendo em seguida aprovada também, sem discussão, na especialidade.

O Sr. Costa Júnior: — Kequeiro que seja consultado o Senado sobre se dispensa a última redacção.

J'*oi dispensada.

O Sr. Procópio de Freitas: — Requeirp que seja consultado ò Senado se consente que a seguir nos projectos já dados para ordem do dia, entrem em discussão os projectos de lei n.os 653 e 658.

Foi aprovado.

O Sr. Ernesto Navarro : —Roqueiro que seja consultado o Senado se consente que a seguir aos projectos de lei já dados para ordem do dia, seja discutido projecto de lei n.° 704.

Foi aprovado.

O Sr. Presidente:—Vai ler-se, para entrar em discussão, a proposta do lei que abre um crédito de 500.000$ para a celebração do 4.° centenário da morte de Vasco da Gama.

Lê-se na Mesa. E a seguinte:

Proposta de lei n.° 800

Artigo 1.° É aberto no Ministério das Finanças, a favor do Ministério do Interior, um créd to especial da quantia de 500.000$ para a celebraçcão do 4.° centenário da m >rte do ilustre e grande português des.-obridor da derrota das índias Orientai^, D. Vasco da Gama, 1.° Conde da Vid gueira.

Ari. 2.° A verba de que trata o artigo anterior, sob a competente rubrica^, ficará constituindo o capítulo 10.° da despesa extraordinária da proposta orçamental do segundo dos referidos Ministérios para o corrente ano económico de 1924-1925.

Art. 3.° Fica revogada a legislação em contrário.

Palácio do Congresso da República, 23 de Janeiro de 1925. — Domingos Leite Pereira — Baltasar de Almeida Teixeira.

O Sr. Presidente: — Está om discussão.

O Sr. Augusto de Vasconcelos:—Sr.

Presidente: suponho que os Srs. Ministros presentes estão habilitados a responder às considerações que vou fazer.

Mal conheço o programa que foi elaborado para a celebração do Centenário de Vasco da Gama, e por isso as minhas críticas não se dirigem minuciosamente a esse programa.