O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8

Diário das Sessões do Senado

do que se passava no seio daquela comissão e no estado maior de marinha.

Taiá extraordinárias, Sr. Presidente, eram as informações que me forneceram, que eu, tendo absoluta confiança nos meus camaradas que me procuraram, supus haver exagero nos informes que lhes haviam dado.

Tratava-se de um projecto de reorganização da armada, pelo qual a algumas classes de oficiais eram dados títulos tara extravagantes, com tal falta de bom senso, que me recusei a acreditar que tais disparates fossem obra de uma comissão especial.

Vem porém no Diário de Lisboa de anteontem uma local, que eu peço licença para ler:

«Segundo nos consta, lavra grande descontentamento entre os oficiais das várias classes, pela forma como se pretende levar a efeito .as anunciadas reformas da armada.

Encerra o referido projecto, que se está cozinhando no segredo das comissões, a criação dos super-oficiais da classe de marinha, passando à designação de sub-o'ficiais-os componentes das diferentes classes, com abolição dos actuais titules e graus hierárquicos militares e sua substituição pelas designações de tenentes e capitães maiores e menores, etc., modificações estas que, não tendo qualquer analogia com as empregadas em qualquer ina-rinha congénere do mundo, são absolutamente inadmissíveis dentro da democracia das instituições vigentes, por pretenderem, seín qualquer vantagem, restabelecer o predomínio de uma casta nobre e privilegiada.

Estamos certos de que o Sr. Ministro da Marinha, que tanto tem procurado evidenciar-se na gerência da soa pasta e cue de toda a corporação tem recebido uma valiosa e leal cooperação, não pretenderá sancionar e promulgar medidas que só viriam a criar uma profunda scisão no seio de tam numerosa e dedicada família militar» .

Estou plenamente de acordo com à parte final da notícia, e quero crer que o Sr. Ministro da Marinha, nas vezes que tem gerido essa. pasta, tenha procurado evitar scisões entre as classes da armada.

A Eepública, quando se proclamou, acabou com as castas, mas o espírito reaccionário, que impera na marinha, tem tor-pedeado essa resolução, com uma série de tentativas que se têm feito para o predomínio de uma classe sobre as outras.

Estou convencido de que o Sr. Ministro da Marinha, na sua resposta, destruirá completamente o que se diz nesta local, porque sei bem a forma como S. Ex.a tem procsdido; se assim for, S. Ex.a não só me satisfará, como a todos os oficiais das diversas classes da armada, visados pelo trabalho da tal comissão.

Vou fazer um pouco de história para provar que realmente alguma cousa se tentava na sombra, e ao contrário da senha da última intentona eu direi: «desta chaminé saía fumo». Ora, os antecedentes que conheço acerca deste assunto são -os seguintes :

Informaram-me que ao Governo do Sr. Álvaro de Castro, do qual fazia parte o mesmo Sr. Ministro da Marinha, ocupando essa pasta, foi apresentado ao Presidente desse Governo um projecto de remodelação dos quadros dos oficiais da armada, no qual vinha esta designação : para os oficiais duma determinada classe, davam-lhe o nónio do «snper-oficiais»; para as restantes classes, a designação do asub-oficiais».

Isto era tam estapafúrdio que, segundo se diz o Sr. Presidente do Ministério, Álvaro de Castro, repelira tal idea.

Foi esse Ministério substituído polo Ministério Rodrigues Gaspar, no qual ainda continuou o actual Sr. Ministro da Marinha o, ou porque esse gabinete estivesse pouco tempo no Poder, ou porque os que pretendiam a tal «reorganização» não esperassem tam rápida mudança de Governo, o certo é que, nesse período, nada apareceu.

Veio depois o Ministério do Sr. Do-mingues dos Santos, mas isso para os autores da proposta, foi pior que uni vendaval. Perceberam logo que com ele nada podiam conseguir, e por isso não tocaram no fenomenal projecto.