O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

40

Diário das Sessões do Senado

não posso concorrer, de qualquer forma, para que o assunto se não liquide 'em breve. Ora, se a proposta do Sr. Carlos Costa fosse aprovada tal não aconteceria. Corríamos o perigo de esta questão ter de voltar à Câmara dos Deputados, onde certamente, a exemplo do que já ali sucedeu, sofreria larguíssima discussão, som vantagem alguma, antes com perigo manifesto, como nos foz antever o Sr. Ministro das Colónias.

O que é preciso de futuro é que se lembrem de que o Senado existe e que os assuntos não sejam submetidos à nossa apreciação à última hora, com a obrigação de os votarmos ,dc afogadilho, sem que lhes dediquemos o estudo e exarno que eles exigem.

Já não é a primeira vez que, com mágoa, verificamos este facto; c eu não ouso pedir aos ilustres membros do Governo, que estão presentes, que empreguem os seus esforços no sentido de que os projectos ou propostas que apresentam, nos cheguem a esta Câmara a tempo de poderem ser discutidos convenientemente.

Apoiados.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: — E eu, como Presidente da Câmara, associo-me inteiramente às considerações de S. Ex.a -Apoiados gerais.

Pausa.

O Sr. Presidente:—Não está mais ninguém inscrito. Pausa.

O Sr. Presidente:—Vai ler-se a proposta de eliminação. «

Lida na Mesa a eliminação, foi posta à votação sendo rejeitada.

O Sr. Carlos Costa:—Roqueiro a contraprova.

O Sr. Presidente:—Vai proceder-se à contraprova.

Procedendo-se à contraprova, foi confirmada a primeira votação.

Em seguida foi posto a votação o arti-(jo 4.°, sendo aprovado.

Foram também aprovados e, sem discussão os artigos Ô.° e 6.°

O Sr. Carlos Costa (para explicações):— Sr. Presidente: sem desprimor para V. Ex.a, não posso deixar de fazer o reparo de que V. Ex.a se esqueceu de pôr à votação o m<_-u p='p' à='à' que='que' a='a' para='para' proposta='proposta' baixasse='baixasse' eliminação='eliminação' secção.='secção.' do='do' requerimento='requerimento'>

O Sr. Presidente:—Eu não podia remeter a proposta, de S. Ex.a para a Secção em virtude dama deliberação tomada pelo Senado o ano passado.

Vão à Secção as emendas ou a eliminação do algumas palavras.

O Orador:—Desconhecia, Sr. Presidente, essa deliberação. E se pedi a palavra para explicações foi para dizer que exporia, na reunião da Secção as razões que me levaram a apresentar a minha proposta de eliminação, porque, não sendo as reuniões das Secções públicas como estas, o que lá poderia expor não o quero fazer aqui.

Tenho dito.

O Sr. Presidente: — A próxima sessão será anunciada no Diário ao Governo. Está encerrada a sessão. Eram O horas e õ minutos.