O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18

Diário das Sessões do Senado

para declarar que transmitirei ao Sr. Ministro do Interior as considerações que ncabou de fazer o Sr. Procópio de Freitas.

O Sr. Joaquim Crisóstomo:—Sr. Presidente: no começo da sessão,,o Sr. Vicente Eamos protestou contra o facto de lhe não terem sido remetidos várioj documentos poir S. Ex.a solicitados pelo Ministério das Finanças.

Caso idêntico se dá comigo. Tenho, pelo mesmo Ministério, pedido vários documentos, sendo certo que até hoje ainda nenhum desses documentos me foi remetido.

Entre eles há alguns que eu considero muito importantes para o efeito de discutir alguns assuntos de administração pública e especialmente o que diz respeito aos fósforos.

Num jornal da maior publicidade no I*aís veio ontem publicada a notícia de que na cidade do Porto se tinha ciado uma explosão numa fábrica de fósforos.

Suponho que nenhum dos Srs. Ministros presentes se achará habilitado a dizer qualquer cousa sobre o assunto; mas, se ó verdade aquela notícia, eu sou leva-

do a crer que já se estão fabricando fósforos em Portugal, não obstante ainda não estar em vigor a disposição legal que tal permite.

Devo também protestar contra uma expressão do Sr. Ministro do Interior, quando eu no outro dia me referi a faltas'cometidas pelo governador civil de Horta, que, ao dirigir-se-me, me disse «prove».

Ora, a praxe parlamentar era S. Ex.a tomar nota do que eu tinha afirmado e mandar averiguar.

Vi que no Congresso do Partido Democrático se preconizou a política da paz; mas uma cousa é o que ali se proclamou e outra cousa é o que se faz cá fora. E assim chamo a atenção de quem de direito para o que eu disse.

O orador não reviu.

O Sr. Ministro do Comércio e Comunicações (Ferreira de Simas): — Transmitirei aos meus colegas as considerações de V. Ex.»

O Sr. Presidente : —A próxima sessão é na sexta-feira, à hora regimental. Está encerrada a sessão. Eram J9 horas.