O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 7 e Jl de Agosto de Í925

39

lhes deu publicidade porque os trabalhos do Congresso vão terminar.

Não tendo eu dirigido os meus cumprimentos aos. Srs. Ministros, pelo menos a alguns, poderá julgar se que não dou o meu voto de confiança ao Governo, e que o meu' ardente republicanismo radical é. . empolgado pelo programa do Governo. Ò Sr. Ministro da Justiça e o Sr. Mi--. nistro da Agricultura são dois membros • do Senado, são dois companheiros nossos ' dos mais dilectos, dos mais distintos e, \ quiçá, dós mais inteligentes Transitaram \do Ministério António Maria da Silva para o Ministério Domingos Pereira. Felicito-os, não "deixando também de íelici-W o Sr. Domingos Pereira. \ O Sr. Gaspar de Lemos passou do Mi-nstério do Comércio para o Ministério da Agricultura. Tem competência para isso emuito mais.

;Faz parte do Governo, como Ministro dis Finanças, um ilustre Deputado que também fez parte do Ministério anterior, p asando da pasta da .Agricultura para a da Finanças.

lentiam, como eu, aqueles republicano! que não têm filiação partidária, ou qulnão obedecem a chefes, que de-sobas apeias têm a sua consciência, o seu co-raçjo, a sua inteligência, que uma maior derora na organização do Governo podia ore] tidicar os interesses da República e ai os da nação. Quando me disseram que 3, escolha tinha recaído 110 Sr. Do-mings Pereira, tendo como Ministro das FinaWs o antigo titular da pasta da Agritltura, confesso que então particu-larmète disse: «Escolha acertada; ó dos novos\}aqueles que mais têm trabalhado na Cãibra dos Deputados».

$ qii nas horas mortas eu deleito-me com o ^ue dizem na outra Câmara os Srs. Deitados, porque quero que eles, quando jnistros, não se desdigam,.como por vezéaconteee, lembrando .aquele VCT lho proveio que diz que são como Frei Tomás, dcjuem já minha velha ama me dizia que Jesse o que ele dizia e não o que êlé fa\ e

De manta que, relativamente ao co-nhecimento\ie tenho dos estudos do Sr. Ministro daFinanças na outra Câmara,, acho que o-fc Domingos Pereira foi feliz na escoll% g. Exa, e que nas mãos do Sr. Minist\ das Finanças estão bem

acautelados os interesses do país, porque é um novo enérgico, um republicano desde a escola, e esta qualidade é que, sobretudo, me agrada.

Portanto, Sr. Ministro das Finanças, os meus sinceros cumprimentos e os meus votos do que faça unia' bela administração.

Do Sr. Pereira da Silva já há pouco, quando me referi ao incidente da foz do Guadiana, quando tive de dizer que é •S. Ex.a que -está à frente da pasta da Marinha, eu falei desse Sr. Ministro com palavras saídas do meu coração, que certamente são também o sentir de toda a Câmara, pela maneira muitíssimo delicada como S. Ex.a tem procedido para com -a Câmara do Senado.

O Sr. João Camoesas, Ministro da Instrução, é um republicano com quem tive as melhores relações desde os tempos da escola. E um lutador dos mais brilhantes.

O 19 de Outubro, para o qual eu nada concorri, mas no qual mo integrei, foi a causa que enfraqueceu essas relações cor-deais qne vinham da mocidade.

Eu dirijo-lhe, no. emtanto, os meus mais sinceros cumprimentos.

As pessoas que criticavam a actividade política de S. Ex.a e.o seu'proceder inál-teràvelmente republicano tenho eu por vezes respondido que a maior injúria que se podia prestar ao Sr. João Camoesas é esquecer o seu passado de republicano, a, sua actividade e a sua grande inteligência, que já se afirmava no presente e que havia de se afirmar no futuro.

Ainda há pouco alguém dizia que o Sr. João Camoesas era um medido sem diploma,, mas S. Ex.a provou que se tratava .de uma falsidade, porquanto os jornais comunicaram ultimamente que nos amigos e até nos adversários a sua alta capacidade, com alta classificação de vinte valores obtida na Escola Médica, constituiu um triunfo para S. Ex.a e uma vitória para a mocidade republicana de 5 .de Outubro de,1910.