O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 7 e 11 de-Agosto de 1920

^ >

mas .isso foi feito debaixo de influências e do justiça e sobretudo sob o calor dos .canhotos, quo, esperavam uma vitória no congresso do Partido Republicano. Português. . • . ' -.-.." \ Se porventura os esquerdistas .do Partido Republicano Português tivessem triunfado esse decreto teria sido publicado no JDiário do Governo, mas como nãolga-nharam os esquerdistas e ganharam .os bonzos, que são presididos pelo Si\ Rodrigues Gaspar, não . foi publicado esse decreto no Diário do.Governo, mas sim, o decreto ;que eu aqui tenho.

Quere .dizer, fa;da-.sé o 'decreto,conforme as circunstâncias; se porventura ganhasse o ,Sr. Domingues .dos Santos, os, protegidos de S. Ex.a. estavam, bem; .se porventura ganhasse o Sr. liodrigu.es, Q.as: par, ficavam bem os-protogidos por S. Ex.?1 Sr. Presidente: isto fez-se. de tal modo que a opinião pública^ .começou ,a olhar do certa forma para a administração, da Exploração do Porto de Lisboa.. .

Todos sabem como o ninciopaUsmo público anda pedindo. que lhe sej am aumentados ò.s seuSi magros vencimentos; na Exploração do Porto de Lisboa Aforam equiparadas as categorias dos seus funcionários.-à dos correios, conforme as suas categorias. '••'•.-•

Não invejo aqueles que têm muito, apenas desejo que. aqueles que não têm nada, ou pouco, possam vir a receber aquilo, que os beneficiados hoje alcançam.

.Depqis de se ter feito isto e quando se esperava que a Exploração do Porto de, Lisboa entrasse, nos. eixos, e não levantasse mais protestos, surge-nos o peque^ no funcionalismo a gritar e a bramar quo queria aumento de vencimento. Mas tanto gritou que ainda há pouco esses.mesmos funcionários ..foram em comissão a um. dos membros -do conselho de administra-. Cão entregar uma mensagem de agradecimento. ;por .terem, sido. aumentados os, seus veaci.mjp.ntps. ., :I • ' . •

í E. , sabem! V.', Ex.^ .como foram.aumentados esses vencimentos.? . ;

Aumentaram-nos lançando um imposto, de 10 por cento sobre o imposto que a administração .cobra. . ,...... . , . ,

Desta maneira protesto, e protesto.; porque ,o GpnsQlho de,. Administração.fia Exploração do. £ôrto de -Lisboa está, p.ela, forma como vai administrando esses .ser-,.

viços, impedindo .a desenvolvimento do turismo.,em Portugal. . . .. . Em primeiro lugar, não M-comodidade .alguma para os passageiros que vêm nalgum barco que não atraca por motivo de ser-muito elevada, a. ta-xa. . .

Segundo, á Exploração do Porto do Lisboa, que tem .obrigação, de zelar a forr má como se faz o transporte desses passageiros, tem-lhe .-votado o maior aband.o-no, vindo agora com.uma taxa snplemen-t tar de 10 por-.cento,".taxa-, q.ue as .companhias, de navegação não po.dem pagar. .

Posto isto, dirijo mais uma,vez ao Sr. Presidente do.Ministério .os meus cumprimentos e os votos sinceros que .faço para que.se demore .no Ppder-.c marque a sua posição de homem público, .inteli-ge.nte ..e. •republicano....Teni V.-.Ex.a um gran.de coração.e um grande amor a Pátria-e .à.-República.

.Nós republicanos estamos .confiados e. tenha V. Ex.a- a, certeza -do que, .continuando .a-/proceder como até aqui, tem a seu lado todci a ,• alma republicana do

PaíS., - . . .'.."•_.-'.';;....'•

, Tenho dito. .. ... •> ;

Q orador não reviu. ...

, O, Sr. Presidente do Ministério e Ministro do Interior (Domingos Leite Pereira):--. Sr.. Presidente: dirijo a V. Ex.a e ao Senado ,os meus. cumprimentos no momento em que tenho a honra de falar respondendo, aos ilustres Senadures . que.tomaram Aparte no,-debate determinado sobre,a programa ministerial ° lido. na última sessão a .esta. casa .do:, Parlamento. . ,.

Agradeço- as palavras que foram, dirigidas, a mim pessoalmente, [ç aos.membros do Governo, e começarei por me referir...àquelas, que .em nome..do Partido Republicana Português .foram! proferidas nesta :Câ.m.ara: pe.ló Sr.. Silva. Bar-reto. -

As paíayrrs .pronunciadas por S. Ex..^ su,ponliQ eu que. íncreceram. ;de to.dos os lados da Câmara, como não podem também deixar de merecpr-.dç toda a opinião pública do.-País, .uma especial atenção. . .