O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

760
DIÁRIO DAS SESSÕES — N.º 190
MAPA N.º 2
Mapa dos hospitais do distrito de Viana do Castelo, com indicação das enfermarias e quartos, número de camas existentes e da possibilidade de ampliação
[Ver diário original]
MAPA N.° 3
[Ver diário original]
O Sr. Duarte Marques: — Sr. Presidente: criado o sistema corporativo, veio com êle uma série de medidas de ordem disciplinar e fiscalizadora, que atingiu o máximo da impertinência, atropelando a vida de quem trabalha, amolecendo iniciativas e provocando por vezes sentimentos de revolta e de descrédito; e ainda, por virtude especialmente da confusão lançada nos espíritos com as séries infinitas de portarias e despachos, o prestígio do mesmo começou a ser abalado.
Deste estado de cousas nasceu um sudário de transgressões, que implicam deslocações, incómodos e despesas de toda a espécie a quem, por descuido, por ignorância ou pela confusão — mas nunca por má fé ou preconcebido desrespeito à lei —, foi envolvido no emmaranhado da fiscalização.
Para o nosso espírito de portugueses, de especial sensibilidade, o facto de se ser considerado forçadamente transgressor é já motivo de graves preocupações e por vezes de desalento.
Sr. Presidente: tem S. Ex.ª o Ministro da Economia sabido com superior critério orientar as actividades de acôrdo com o momento. Na louvável actuação de facilitar o labirinto burocrático do sistema e a sua depuração, conseguiu dar o primeiro impulso para que instalada fôsse a serenidade nos espíritos, criando em definitivo o Conselho Técnico Corporativo, organismo êste