O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 DE MARÇO DE 1947 738-(7)

QUADRO VI

Despesas com remunerações ao pessoal

[Ver quadro na imagem]

As variações são devidas à variação nos números representativos do pessoal e, como para os dirigentes, aos suplementos de vencimento. Os quadros publicados como anexo, mais individualizados, mostram que aquelas razões u ao suo suficientes para justificar as diferenças de organismo para organismo. Acontece, na verdade, que organismos com quadro mais reduzido do que outros gastam com o pessoal mais do que estes, isto acontece mesmo não considerando as despesas eventuais com o pessoal, que se compreende sejam nas maiores do que noutros, dadas as formas diferentes de actividade.

5.

QUADRO VII

Despesas com ajudas de custo e transportes

[Ver quadro na imagem]

O incremento geral de funções dos organismos e especial dos serviços de fiscalização e mais o agravamento
geral do custo de vida e especial do dos transportes devem explicar as variações que este quadro exterioriza.

6.

QUADRO VIII

Despesas com a conservação e instalação de imóveis e móveis

[Ver quadro na imagem]

Apesar de alguns organismos terem adquirido os prédios em que estão instalados e outros não descreverem nesta rubrica as rendas que pagam, não surpreendem demasiado as verbas por que em cada ano se exprimem estas despesas, dado o encarecimento das coisas e dos serviços que lhes correspondem.

7. Não podemos, como já foi referido, dar nota de todas as despesas dos organismos, mas só das contidas nas respostas ao questionário administrativo. Ao responderem a este questionário, os organismos não procuraram em geral
adaptar-se a ele; preferiram seguir a sua escrita conforme as classificações de despesas que adoptaram.
Por outro lado, não responderam senão ao que especificadamente se lhes perguntava, e, ainda assim, incompletamente, por motivo da orientação apontada.
Não se lhes pediram especificadamente: as despesas do expediente, as despesas de aperfeiçoamento técnico, as despesas de propaganda, as despesas de carácter social, etc.; não deram, por isso, em geral, a nota discriminada delas.
Ainda tentámos determiná-las através dos relatórios de gerência. Desistimos a breve trecho, porque em al-