O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 DE MARÇO DE 1947 808-(143)

Mercearias

22. São bastante elevadas as receitas dos organismos relacionados com o comércio de mercearia, por grosso e a retalho. Elevaram-se a 2-3:017 contos. As ordinárias somam 15:682 coutos e as que se classificam como Outras apenas compreendem a verba de 7:325 contos, incluída em Diferenças de preços no Grémio dos Armazenistas de Mercearia. Os números para todos os quatro organismos são, em contos:

[Ver Quadro na Imagem]

Não tem sido muito feliz a actuação destes organismos em matéria de distribuição durante o período da guerra, embora sejam muito apreciáveis as receitas que oneram o consumo.

Produtos industriais

23. A organização da economia ainda se encontra incompleta em muitas actividades industriais. Por enquanto existem organismos relacionados com as resinas, os metais, os carvões, as madeiras, aã cortiças, os algodões, os lanifícios, os bordados, a chapelaria, os produtos químicos e farmacêuticos e a cerâmica.
Alguns dos organismos foram criados por virtude de necessidades impostas pela guerra ou tomaram por esse motivo largo desenvolvimento, como a Comissão Reguladora do Comércio de Metais e ainda outros.
É natural que, com a normalidade do comércio externo e interno, se dêem modificações na sua estrutura, das quais devem desaparecer, ou ser- profundamente remodelados, alguns dos organismos que hoje existem.
Já no momento actual diminuiu bastante a actividade de certos órgãos, sobretudo de comissões reguladoras, e conviria desde já prever o seu futuro.
A sua liquidação terá de ter em conta certo número de encargos criados, que será necessário regularizar.

Resinas, cortiças e madeiras

24. Estes três valiosos produtos são de origem florestal e constituem já hoje grande fonte de trabalho e auxiliam, pela exportação, em escala apreciável, o equilíbrio e até os saldos positivos da balança de pagamentos. Sem eles a balança comercial, já tão desarticulada, ainda apresentaria resultados mais graves.
Há dois organismos para as resinas: a Junta Nacional dos Resinosos e a União dos Grémios dos Industriais e Exportadores de Produtos Resinosos, com a receita de 1:195 contos.
Na produção, indústria e consumo das cortiças existe apenas um - a Junta Nacional de Cortiças, com a receita de 2:279 contos.
E, finalmente, na Madeira há o Grémio dos Exportadores de Madeiras, com 1:769 contos de receita.
O quadro seguinte engloba estas três actividades:

[Ver Quadro na Imagem]

Produção

A produção de resina durante a campanha de 1944-1945 foi de 28:785 toneladas, das quais se destilaram 27:778. Produziram 21:533 toneladas de pez (colofónia) e 8:789 de aguarrás.
A exportação de cortiça preparada em 1945 foi de 122:569 toneladas e de 19:746 de cortiça manufacturada, tudo no valor de 504:455 contos.
Esta indústria é uma das mais prometedoras no momento actual e talvez no futuro.