O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 DE MARÇO DE 1947 808-(141)

reais, onde aparecem verbas inscritas em Diferenças de preços.
Com estas considerações em mente talvez se possa dizer com mais propriedade que as receitas ordinárias, na actividade do pão, se elevaram a 212:254, em vez dos 49:808 que se inscrevem no quadro.

Arroz

18. As receitas dos organismos que respeitam à indústria e comércio do arroz subiram em 1944 a 8,277 contos, incluindo 2:239-de subsídios. Podem analisar-se no quadro que segue, em contos:

[Ver Quadro na Imagem]

Nunca é demais chamar a atenção para este problema da produção ide arroz. Neste parecer, ao tratar-se dos serviços da saúde, foram sucintamente expostos os trabalhos dos serviços anti-sezonáticos, e descritas as condições que tendem a fazer alastrar a malária para zonas até há pouco indemnes, por virtude dos ranchos que se deslocam dessas regiões para aquelas em que se cultiva o arroz.
O consumidor, em holocausto à produção nacional, paga uma taxa destinada ao financiamento dos serviços anti-sezonáticos, que é contabilizada no capítulo das receitas. E além disso a própria Comissão Reguladora do Comércio de Arroz entrega o subsídio cobrado aos serviços que têm a seu cargo o combate ao mal.
Diversas opiniões apareceram já à luz do dia sobre as possibilidades de modificar os processos de cultura existentes, e parece ser possível, com essas modificações, atenuar muito os efeitos da doença, porque impedem a multiplicação e até a vida do agente transmissor do anal. Seria de grande vantagem proceder a um estudo cuidadoso do assunto, tanto no ponto de vista económico como profilático, a fim de introduzir as medidas consideradas necessárias para evitar o alargamento das áreas infestadas.
A produção do arroz foi nos últimos anos a seguinte:

[Ver Quadro na Imagem]

Nota-se diminuição sensível entre a média produzida nos anos que vão de 1935 a 1944 e a produção neste último ano que e 1945.

Carnes e lacticínios

19. As receitas dos quatro organismos que superintendem no comércio e indústria das carnes e lacticínios foram de 23:157 contos para as receitas designadas por ordinárias e de 25:824 se se incluir a verba do 2:667 contos na Junta Nacional dos Produtos Pecuários, que se inscreveu no capítulo da Diferença de preços. Os números, por entidades, são os seguintes, em contos:

[Ver Quadro na Imagem]

Frutas

20. A tratar das frutas e dos produtos hortícolas há quatro organismos no continente e dois nas ilhas adjacentes, um na Madeira e outro nos Açores. As receitas totais foram ü:77õ contos, sendo as ordinárias 8:968. Os números, em contos, constam do quadro que segue:

[Ver Quadro na Imagem]