O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

112 DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 58

pelo Sr. Inspector ..., muito contribuirão para sanar as finanças desta Câmara e evitar de futuro a repetição de tais erros.

(Processo n.º V-1/1, livro n.º 4-A - Câmara Municipal de Valpaços).

... a Câmara Municipal de ... felicita-se por motivo da referida visita de inspecção, pela sábia orientação recebida, na certeza de que desse facto irá tirar o maior proveito, não só na organização dos seus serviços como ainda na administração da importante circunscrição que lhe está confiada.
E, de facto, a pouco tempo ainda dessa visita, os benefícios dela resultantes já se começam a sentir, quer na própria orgânica dos serviços, quer ainda no facto de se estar verificando uma maior eficiência na arrecadação das receitas municipais, e que, esperamos, se acentuará ainda mais no futuro.

(Processo n.º N-1/2, livro n.º 2-A - Câmara Municipal de Alcobaça).

O relatório, focando em sínteses rápidas, mas lapidares, os vários problemas em volta dos quais gravita a vida deste Município, é um trabalho que honra sobremaneira o seu autor, pela competência que demonstra em assuntos de administração municipal. Efectivamente, tanto as sugestões que no mesmo apresenta, como os conselhos e esclarecimentos que pessoalmente nos deu, muito têm contribuído para facilitar, e continuarão facilitando, a nossa árdua missão.
É evidente que num ou noutro caso podemos divergir em pormenor do seu alto critério, na certeza, porém, de que a essência aproveitamo-la sempre.

(Processo n.º X-1/3, livro n.º 4-A - Câmara Municipal de Tabuaço).

Julgo utilíssimas estas visitas, que creio deverem ser tanto de orientação esclarecida como de fiscalização rigorosa. E devo, em elementar preito de justiça, salientar e agradecer essa dupla atitude aqui verticalmente assumida pelo inspector que subscreve o douto parecer.
Problemas havia que eu mal divisava e quase só por instinto resolvia; foi (o inspector) que mós explanou.

(Processo n.º G-1/2, livro n.º 4-A - Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova).

... não quero, porém, deixar de manifestar o meu legítimo orgulho e regozijo e da «Câmara da minha presidência pela justiça que é feita à nossa administração no referido processo de inspecção, o que de alguma forma nos compensa do exaustivo trabalho e aborrecimentos inerentes ao exercício do nosso múnus.

(Processo n.º G-1/3, livro n.º 4-A - Câmara Municipal de Tábua).

E não posso também deixar de mencionar aqui, não como retribuição pelas referências favoráveis que nos são dirigidas, mas apenas num gesto de franqueza, agora que tive o ensejo de apreciar o alcance utilíssimo da inspecção administrativa, que na minha modestíssima e despretensiosa opinião estes serviços, quando actuando em termos amistosos - que não quer dizer demasiado benevolentes-, numa leal e íntima colaboração construtiva, no estudo das soluções dos diferentes problemas locais, são de uma tão grande utilidade prática que só bem pode avaliar quem de perto os aprecie, sobretudo quando a pobreza do município não permite o recrutamento do pessoal técnico competente nem tão-pouco, algumas vezes, as necessárias deslocações para procurar fora os ensinamentos indispensáveis a uma boa administração.
A inspecção exercida deste modo, longe de constituir uma inquietação por qualquer deliberação menos feliz, representa antes um desejado e valioso elemento de colaboração, sempre bem recebido por qualquer gestão administrativa séria. Bendigo, pois, a inspecção administrativa, quando exercida nos termos práticos ...

(Processo n.º 1-1/1, livro n.º 4-A - Câmara Municipal de Aljezur).

... Criou-se a Inspecção Administrativa naturalmente por imperativo de mais íntima e mais directas relações entre a Administração Política e Civil do Ministério do Interior e os mais sectores que dela sendo dependentes estão disseminados por todo o País. E instituiu-se assim uma escola de altíssimo valor para aqueles que dedicam as suas lides à política e à administração civil da Nação, da qual só pode resultar bem, quer para esta, quer para o Estado.
Em S. João da Pesqueira, terra afastada e difícil, tudo se tem experimentado, e, por isso, é com natural e justo desvanecimento e com um conhecimento de causa quase seguro que se pôde apreciar a utilíssima acção e benéfica influência da Inspecção Administrativa.
Ao Ex.mo Sr. Governador do distrito, que, desde os primeiros dias do seu auspicioso exercício, consagrou a esta terra e seus assuntos a melhor das atenções e o mais dedicado interesse, deve este concelho um serviço inestimável, ao ter conseguido para esta Câmara uma das primeiras visitas da inspecção. E este serviço é de tanta mais valia e virtude quanto é certo que, ficando o seu conhecimento limitado a um pequeníssimo número de pessoas -mas que nem por isso deixarão o agradecimento do concelho em falta -, acarretou à administração e orientação municipais soma considerável de benefícios substanciais. Podem os funcionários já ter desaparecido, podem ter sido substituídos já os edis, mas nem por isso os actuais e os vindouros deixam de ter para sempre à sua disposição, para consulta e para estudo, como um guia ou como um tratado prático, esse trabalho, a todos os títulos notável, que é o relatório da primeira inspecção administrativa a esta Câmara Municipal.
Pode ter pontos de discordância em campos abstractos onde se procuraram elementos informativos nem sempre seguros, ou onde se rebuscaram origens que, por remotas, não nos aparecem nitidamente definidas por conhecimentos certos, ou onde teve de se formar precipitadamente uma opinião em meio desconhecido e em curto lapso de tempo, mas parece indiscutível que este trabalho, feito através de meios honestos, inteligentes, com solicitude, diligência e superior conhecimento técnico e por uma linha recta impecável, atingiu plenamente os fins em vista recolher provas e promover justiça; estudar os meios para esclarecer e ensinar.

(Processo n.º X-1/2, livro n.º 4-A - Câmara Municipal de S. João da Pesqueira).