O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

28 DE MARÇO DE 1952 608-(87)

[Ver tabela na imagem]

A diferença, relativamente a 1949. foi de perto de 19 mil contos, não obstante a menor valia de cerca de 3:700 na Intendência-Geral dos Abastecimentos. Hão-de ver-se adiante as causas das variações dos dois últimos anos; a mais importante diz respeito ao Fundo de Exportação.

Serviços centrais

149. A despesa nos serviços centrais, elevou-se a ^6:260 contos, assim distribuídos:

Gabinete do Ministro .................... 914
Secretaria-Geral ........................ 203
Conselho Técnico Corporativo ............ 3:310
Comissão Delegada do Comércio Externo.... 4:327
Fundo de Fomento de Exportação ..........17:500
26:260

A diferença mais saliente, em relação ao ano anterior, deu-se no Fundo de Exportação.
O Conselho Técnico Corporativo, além das dotações inscritas no Orçamento, também consome verbas importantes dos diversos órgãos de coordenação económica. Na verdade a dotação é bastante maior, do que a indicada pelos números, porque se deve considerar integrada no Conselho da Comissão Delegada do Comércio Externo, extinta depois.

Serviços Agrícolas

150. A despesa dos Serviços Agrícolas (Direcção-Geral dos Serviços Agrícolas) subiu para 40:243 contos, mais 20:507 do que no ano anterior à guerra e mais 2:247 do que em 1949. O grande aumento em relação a 1938 deu-se em pessoal, como se mostra nos números discriminados que seguem:

[Ver tabela na imagem]

Este ano a verba, de pessoal manteve-se com ligeiras alterações no nível do ano anterior. O aumento acentuado deu-se nos encargos diversos e teve a origem que adiante se mencionará.
A verba de pessoal repartiu-se da seguinte fornia:

[Ver tabela na imagem]

Nos quadros houve a alteração para menos de um pouco mais de 300 contos, subindo as ajudas de custo e despesas de deslocação. A descida no pessoal parece ter sido originada pelas medidas de carácter geral tomadas anteriormente.

Material

151. Nào há grande diferença entre os gastos dos dois anos. A verba mais importante refere-se a obras novas, a que já se aludiu quando foi apreciada a desposa do Ministério das Obras Públicas. Os números para os dois anos de 1949 e 1950 são os seguintes:

[Ver tabela na imagem]