O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

290-(70) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 80

A cifra só é comparável à de 1944, em plena guerra. Ainda neste caso não se deve perder de vista que os serviços da aeronáutica faziam parte do Ministério, elevando, portanto, a sua despesa, que foi da ordem dos 1 070 000 contos naquele ano. Deve, contudo, notar-se que o valor do escudo de 1944 era bastante superior ao de 1957. Para obter o equivalente seria necessário ter em conta a influência do índice dos preços.

MINISTÉRIO DA MARINHA

82. Também neste Ministério aumentaram as despesas, que atingiram 543 696 contos, se forem incluídas as extraordinárias. O acréscimo no total foi da ordem dos 54 000 contos e teve lugar nas despesas ordinárias.
O lento crescer das receitas, na relatividade das exigências sociais e económicas do País, não tem permitido maior esforço no sentido de melhorar o material naval, que é a base da actividade deste departamento público.
A dispersão da terra portuguesa por diversos continentes torna necessário dispendioso uso desse material e ainda eficiência nas unidades que o constituem. Logo que as circunstâncias o permitam haverá necessidade de aumentar a frota de guerra e modernizar a que existe. Será mais um sacrifício pedido ao orçamento. A evolução das despesas totais do Ministério durante certo número de anos consta do quadro que segue:

[Ver tabela na imagem]

Vê-se o seu progresso a partir de 1950.
A leitura das cifras deve ser feita tendo em conta os comentários constantes dos pareceres a que dizem respeito sobre o destino de algumas verbas nos diversos anos.

Discriminação das despesas ordinárias

83. No quadro acima transcrito nota-se a grande importância das despesas ordinárias no conjunto. Publica-se a seguir uma discriminação em diversos anos, indicando-se o gasto dos serviços mais representativos:

[Ver tabela na imagem]