O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1662-(130) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 88

[Ver Tabela na Imagem]

Fonte: Estatística Industrial.

Dado que o conjunto das categorias profissionais da indústria transformadora com remunerações inferiores à respectiva média, absorve cerca de 71 por cento da população que trabalha naquele sector, a influência das remunerações destas categorias faz-se sentir consideràvelmente na determinação do nível médio do sector (divisões 2 e 3), que, como já se salientou, era inferior ao da média de todas as actividades.
A ordenação apresentada também não acusa alterações sensíveis em relação à que vigorava em 1953-1954. De salientar apenas o vestuário e calçado e o mobiliário, que, pelo facto de terem evolução salarial moderada (a taxa média do crescimento anual foi apenas de 3,2 por cento no primeiro caso e de 1,9 por cento no segundo), baixaram bastante de posição no fim. do período em relação a 1953-1954; e as bebidas e as metalúrgicas de base, onde, pelo contrário, se notam as mais elevadas taxas (9,4 e 10,8 por cento), o que ocasionou subida das suas posições relativas.
Quanto às taxas anuais de evolução salarial, no período de 1953-1954 a 1963-1964, além das actividades já referidas, salientam-se ainda as transformadoras diversas, petróleos e alimentação, onde os crescimentos médios foram dos mais elevados (12,3, 9,7 e 8,1 por cento, respectivamente), e a tipografia, material de transporte, curtumes e borracha, que, pelo contrário, tiveram acréscimos diminutos (3,8, 4,3, 4,4 e 4,7 por cento).
A observação dos números revela ainda que, com excepção dos têxteis, todas as actividades que, em 1953-1954, tinham, remuneração inferior à média ponderada, registaram taxas de crescimento igual ou superior a 6,3 por cento.

Desvio médio dos índices das classes em relação à média ponderada das indústrias transformadoras

[Ver Tabela na Imagem]