O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 172 3090-(92)

[Ver Tabela na Imagem]

Estas cifras dão ideia da distribuição das verbas por distritos. Bem examinadas, podem indicar deficiências ou até pletoras, estrangulamentos ou atrasos.

A cobertura de melhoramentos rurais não é uniforme. Durante alguns anos, em especial nos caminhos e estradas municipais, revelou-se a influência do plano do Alentejo. Está agora em vigor o plano do Nordeste.

Não é fácil estabelecer prioridades nos melhoramentos a incluir nos pianos, nem os organismos locais são as únicas entidades que devam pronunciar-se sobre essas prioridades. A ânsia de esgotar as dotações orçamentais precisa de ser adoçada pelo critério da utilidade imediata.

De modo que o aspecto económico do melhoramento - o caminho ou até o abastecimento de águas - tem de ser convenientemente ponderado, em especial quando se considera que a base do financiamento é o empréstimo. Em quadros idênticos, publicados todos os anos, indica-se a evolução das dotações distritais.

O delineamento de planos regionais pode auxiliar o progresso de pequenos aglomerados e evitar que alguns fiquem esquecidos por falta de iniciativa de entidades municipais ou por outras razões.

133. O quadro publicado atrás pode ser resumido u condensado no que segue:

[Ver Tabela na Imagem]