O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4542 DIÁRIO DAS SESSÕES N.° 222

qual o desenvolvimento do urbanismo não deverá sacrificar os valores económicos e espirituais do sector rural;
c) Colocar o acento tónico na inovação e no desenvolvimento baseados no passado e na tradição;
d) Ser dinâmica e actuante, com importante papel na conservação e defesa da Pátria e no processo material e espiritual do seu desenvolvimento;
e) Dar uma imagem do Portugal que é e deve ser, imagem realista e não romântica, com a beleza exterior do nosso folclore a fazer manifestar a alma do povo; os nossos municípios e províncias de aquém e de além-mar a afirmarem plenamente a sua personalidade; e a tudo presidindo a perfeita integração e o verdadeiro patriotismo. Este deverá agora estar sobretudo atento à defesa da Pátria contra a subversão metropolitana e ultramarina, especialmente contra aquela que, tomando a forma intelectual e cultural, possa infiltrar-se nos meios de comunicação;
f) Estar atento aos perigos denunciados nas recentes mensagens de Ano Novo pelo venerando Chefe do Estado e pelo ilustre Ministro da Defesa e do Exército, nomeadamente aos perigos do "bombardeamento maciço da propaganda subversiva e pornográfica", ao qual "não foi posta, com a oportunidade que era mister, a barreira necessária" e que está produzindo "a corrupção dos costumes, a indisciplina e a falta de respeito, a contestação desenfreada e violenta", apontando-se em especial "certos programas de rádio que continuam a corroer a alma do povo"...

Serão necessários grandes esforços para prosseguir os objectivos propostos? A juventude, que é a seiva da Nação, do Portugal de amanhã, bem justifica a adopção de todas as medidas para a conduzir a bem mais úteis e bem mais nobres caminhos, afastando-a de trilhos perigosos e resvaladiços.
Será difícil a tarefa a realizar? Mesmo assim não deverá haver lugar para desânimos, se nos lembrarmos de que a melhor tarefa, sobretudo num plano mais elevado, é sempre a mais difícil.
Tenho dito.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados: No n.° 215 do Diário das Sessões vêm publicadas várias notas de correcção aos textos do Acordo entre os Estados Membros da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço e a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, por um lado, e a República Portuguesa, por outro lado, e do Acordo entre a Comunidade Económica Europeia e a República Portuguesa.
Como VV. Exas. ouviram ler na sessão de 24 de Janeiro, foram encontrados alguns lapsos, que creio essencialmente de tipografia, e o Governo comunicou-os à Assembleia para obter a anuência da Assembleia sobre estas rectificações.
Amanhã, em primeira parte da ordem do dia, ocupar-nos-emos da apreciação de quaisquer reclamações sobre as rectificações aos acordos já aprovados por resolução da Assembleia Nacional, publicados no n.° 215 do Diário das Sessões, pp. 4302 e 4303.
Em segunda parte da ordem do dia, ocupar-nos-emos da continuação e conclusão do debate do aviso prévio sobre meios de comunicação e problemática da informação em Portugal.
Haverá sessão à hora regimental, tendo para ordem do dia estes dois temas.
Está encerrada a sessão.

Eram 19 horas.

Srs. Deputados que entraram durante a sessão:

Álvaro Filipe Barreto de Lara.
António de Sousa Vadre Castelino e Alvim.
João Manuel Alves.
José João Gonçalves de Proença.
José Vicente Pizarro Xavier Montalvão Machado.
Júlio Dias das Neves.
Manuel José Archer Homem de Mello.
Rogério Noel Peres Claro.
Teófilo Lopes Frazão.
Ulisses Cruz de Aguiar Cortês.

Srs. Deputados que faltaram à sessão:

Agostinho Gabriel de Jesus Cardoso.
Albano Vaz Pinto Alves.
Alberto Maria Ribeiro de Meireles.
Alexandre José Linhares Furtado.
Amílcar Pereira de Magalhães.
António Pereira de Meireles da Rocha Lacerda.
Carlos Eugénio Magro Ivo.
Delfino José Rodrigues Ribeiro.
Deodato Chaves de Magalhães Sousa.
Eleutério Gomes de Aguiar.
Fernando David Laima.
Fernando do Nascimento de Malafaia Novais.
Fernando de Sá Viana Rebelo.
Francisco Correia das Neves.
Gustavo Neto Miranda.
Henrique José Nogueira Rodrigues.
Humberto Cardoso de Carvalho.
João Duarte de Oliveira.
Joaquim José Nunes de Oliveira.
Joaquim de Pinho Brandão.
Jorge Augusto Correia.
José Coelho Jordão.
José da Costa Oliveira.
José Dias de Araújo Correia.
José da Silva.
Júlio Alberto da Costa Evangelista.
Manuel Homem Albuquerque Ferreira.
Manuel Marques da Silva Soares.
Pedro Baessa.
Vasco Maria de Pereira Pinto Costa Ramos.

IMPRENSA NACIONAL - CASA DA MOEDA PREÇO DESTE NÚMERO 11$20