O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

11 DE DEZEMBRO DE 1982 665

[...] isso mesmo, que um inquérito que apure [...] a natureza do acidente é absolutamente, necessário para que desapareçam tais fantasmas do isso clima político.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado César Oliveira.

O Sr. César Oliveira (UEDS): - Sublinhando a intervenção do Sr. Deputado Carlos Lage, faço inteiramente minhas as suas palavras, não apenas naquilo que se refere aos sentimentos da UEDS para com as famílias e os partidos a que pertenciam as vítimas do acidente ocorrido na Amadora, mas sobretudo para frisar que num caso como este não pode ficar a pairar nenhuma dúvida, acerca de qualquer menor lisura das origens do acidente.
Portanto, subscrevemos inteiramente a expressão final da fala do Sr. Deputado Carlos Lage.
Durante a intervenção, assumiu a presidência o Sr. Vice-Presidente Amândio de Azevedo.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra a Sr.ª Deputada Zita Seabra.

A Sr.ª Zita Seabra (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: O meu grupo parlamentar apresentou um voto de pesar, de que solicitávamos à Mesa a leitura, uma vez que ainda não foi feita, porque nós nos Queríamos solidarizar em 2 sentidos: com o pesar às famílias das vítimas - tanto dos que faleceram como dos cidadãos que se encontram feridos -, e associarmo-nos, tal como fazemos no nosso voto, a que rapidamente, por todos os meios possíveis e com a maior brevidade que até nem tem sido muito usual nestes casos, peto que solicitamos particular atenção das entidades competentes) averiguem, investiguem as causas do acidente e que elas: sejam perfeita e claramente esclarecidas! para evitar situações especulativas que, quanto a nós, são profundamente lamentáveis para a democracia, para a nossa situação em véspera de eleições e até para a própria situação dos cidadãos que faleceram e dos que se encontram feridos.
Daí, Sr. Presidente e Srs. Deputados, termos apresentado cote voto, no qual expressamos exactamente estas duas coisas - o pesar às famílias das vítimas, e que rapidamente, com a brevidade possível, com o empenhamento (que é urgente e nem sequer tem sido usado) se averiguem completamente as causas deste lamentável acidente, e se esclareça a opinião pública e nós próprios, os Deputados desta Câmara, sobre as razões de ser deste acidente que, aliás, não é o primeiro com veículos deste género.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, parece oportuno proceder à leitura de um voto de pesar apresentado paio Partido Comunista e pelo MDP/CDE, uma vez que se refere ao tema das intervenções que têm vindo a ser produzidas.

A Sr.ª Zita Seabra (PCP): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr.ª Deputada.

A Sr.ª Zita Seabra (PCP): - Sr. Presidente, queria sugerir, tal como resultou, do consenso estabelecido na primeira .parte do período de antes da ordem do dia, que se votassem estes votos de pesar já hoje para que fique como deliberação, ou como recomendação, desta Assembleia o exprimir do sentido fundamental destes votos. Cremos ter sido esse o sentido das intervenções feitas na primeira parte do período de antes da ordem do dia.

O Sr. Presidente:-Vai, então, proceder-se à leitura deste voto de pesar apresentado pelos deputados do Partido Comunista e do -MDP/CDE, e, seguidamente do requerimento a pedir que a votação deste e do voto apresentado peles partidos da Aliança Democrática seja efectuada hoje.
Tem a palavra o Sr. Deputado Secretário.

O Sr. Secretário (Reinaldo Gomes): Voto de pesar
Os deputados abaixo assinados apresentam o seguinte voto de pesar
Considerando o trágico acidente ocorrido junto à estação da CP da Amadora, em que estiveram envolvidos l autocarro da RN e 4 outros veículos, do qual resultou a perdas das vidas de 4 cidadãos e ferimentos em outros 6;
Considerando a frequência com que vêm verificando-se acidentes com tal tipo de viaturas:

A Assembleia da República:

Exprime o seu pesar às famílias das vítimas;
Pronuncia-se pelo apuramento das causas que deram origem ao acidente, bem como pela adopção de todas as medidas necessárias à eficaz prevenção da sua repetição.
Palácio de S. Bento, 29 de Novembro de 1982. Requerimento

Os deputados abaixo assinados requerem que os votos de pesar, hoje apresentados pelos Grupos Parlamentares do PSD, CDS e PPM, e pelos Ido PCP e MDP/CDE, sejam discutidos e votados nesta sessão.

O Sr. Presidente: - Considerando que algumas das intervenções produzidas têm a ver já com a discussão destes votos, vou pôr à votação este requerimento, com a explicação de que só lhe poderá ser dado seguimento se houver unanimidade da Câmara.

A Sr.ª Zita Seabra (POP): - Dá-me licença, Sr. Presidente?

O Sr. Presidente: - Faça favor.

A Sr.ª Zita Seabra (PCP):- Óh, Sr. Presidente, creio que não seria necessário o requerimento uma vez que foi estabelecido um consenso e que existe um acordo em como não vamos, de futuro, ultrapassar outros votos, a não ser por consenso. Creio, portanto, que poderíamos votar pura e simplesmente os votos e (dispensar o resto.