O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1310 I SÉRIE - NÚMERO 38

dizer, mas, devido ao meu valor profissional, consegui impor-me e, desde essa data até ao encerramento do jornal, os meus textos foram todos assinados e, recordo-lhe, respeitavam à cobertura dos trabalhos parlamentares.
Tenho que repudiar, Sr. Deputado, a afirmação de que eu teria sido um dos responsáveis pela extinção de O Século. Promova um inquérito parlamentar e aí se verificará o que se passou.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, a Mesa, neste momento, vê-se confrontada com a situação de estarmos a 5 minutos do termo do período regimental de antes da ordem do dia e registar-se ainda a inscrição, para pedidos de esclarecimento, dos Srs. Deputados Carlos Lage e Mário Tomé e a inscrição, para intervenção, dos Srs. Deputados Raul Rego e Helena Cidade Moura.
Neste momento a Mesa dará a palavra aos Srs. Deputados pela ordem da sua inscrição. Por isso, tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Lage.

A Sr.ª Helena Cidade Moura (MDP/CDE): - Sr. Presidente, peço a palavra para interpelar a Mesa.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr.ª Deputada.

A Sr.ª Helena Cidade Moura (MDP/CDE): - Sr. Presidente, queria intervir em defesa do meu partido por causa das palavras do Sr. Deputado Sousa Tavares.

O Sr. Borges de Carvalho (PPM): - Não há essa figura regimental!

O Sr. Presidente: - Sr.ª Deputada, em todo o caso...

A Sr.ª Helena Cidade Moura (MDP/CDE): - Sr. Presidente, não me importo de esperar.

O Sr. Presidente: - Certo, Sr.ª Deputada, vamos seguir a ordem das inscrições. Neste momento, o orador, que tem o direito a usar da palavra pela ordem das inscrições é o Sr. Deputado Carlos Lage.

O Sr. Carlos Lage (PS): - Se o Sr. Presidente estiver de acordo, cedo a minha vez ao Sr. Deputado Raul Rego.

O Sr. Presidente: - Tem então a palavra o Sr. Deputado Raul Rego durante 3 minutos, visto que a cedência que lhe faz o Sr. Deputado Carlos Lage é, nos precisos termos em que ele próprio delimitou o seu tempo.

O Sr. Raul Rego (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Queria começar por saudar o meu colega e amigo João Corregedor da Fonseca por ter trazido aqui o Congresso dos Jornalistas, o seu significado e a sua amplitude.
Por outro lado, lamento e faço-o com mágoa - que, em vez de se ater naquilo que nos une, tenha vindo levantar problemas que profundamente nos dividem.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Disse que o caso da República se insere no processo de dinamização democrática, mas isso é profundamente falso,...

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - ...porque se insere apenas na manipulação do jornalismo democrático.
Aplausos do PS, do PSD, do CDS, do PPM e da ASDI.

O processo da República insere-se na demissão, no Diário de Notícias, de um dos maiores jornalistas portugueses - que lamentavelmente não foi convidado para o Congresso -, o dr. José Ribeiro dos Santos.

Aplausos do PS. do PSD, do CDS. do PPM e da ASDI.

Meu caro amigo, parece-me que era tempo de esquecer muitos problemas, de esquecer muitos divisionismos e de nos atermos naquilo que interessa à classe jornalística, naquilo que mais nos une, e que é, pelo menos da minha parte, o interesse democrático.

Aplausos do PS e da ASDI.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, para responder, se assim o entender, o Sr. Deputado Corregedor da Fonseca. Dispõe de 3 minutos, pelo que no fim encerraremos o período de antes da ordem do dia.

A Sr.ª Helena Cidade Moura (MDP/CDE): - Sr. Presidente...

O Sr. Presidente: - Sr.ª Deputada, uma vez que o período de antes da ordem do dia não pode sequer ser prorrogado, visto já o ter sido esta semana, V. Ex.ª ficará com a palavra reservada para o próximo período de antes da ordem do dia.
Tem a palavra o Sr. Deputado Corregedor da Fonseca.

O Sr. João Corregedor da Fonseca (MDP/CDE): Sr. Deputado Raul Rego, é com viva satisfação que verifico que V. Ex.ª faz parte da comissão organizadora do Congresso dos Jornalistas. A comissão organizadora foi unânime em apontar o nome responsável, digno e íntegro do Dr. Raul Rego para integrar a comissão de honra.
Em relação ao problema de eu ter trazido algo que nos desune, Sr. Deputado, não estou de acordo. E evidente que talvez houvesse deslize de ambas as partes, mas quem realmente trouxe este problema não fui eu, mas o Sr. Deputado Silva Marques, que lançou «a casca de banana» em que V. Ex.ª agora parece ter escorregado.
Sr. Deputado, não ataquei o processo da República -, o que eu disse foi que o processo da República se inseriu numa dinâmica do processo democrático que se passava na Reforma Agrária, nas minas, nas pescas, nos serviços, nas cidades, nos campos, etc.

O Sr. Mário Tomé (UDP): - Muito bem!

O Orador: - Não era apenas no jornal República. Eu não discuti se houve ou não erros, muito menos ataquei o Sr. Deputado Raul Rego enquanto membro da