O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

94 I SÉRIE - NÚMERO 4

O Orador: - de altos rendimentos que façam parte das suas obrigações fiscais de 1988 parar 1989 por mera razão de cobrança sejam perdoadas e como pró põe o PS - de parte das obrigações fiscais ide 1988 Isto é uma injustiça que não é assumivel por nenhum partido sério!

Aplausos do PSD.

Todavia com o maior descaramento faz-se à volta deste assunto uma demagogia monumental. Efectivamente gostaria que se perguntasse ao povo português usando a figura do referendo que é tão cara ao Sr Deputado Vítor Constâncio se concorda ou não com a proposta do PS ou seja se concorda ou não com o facto de os portugueses de menores rendimentos cumprirem e terem que cumprir todas suas ligações fiscais de 1988 e as famílias de maiores (rendimentos ficarem desculpadas de parte das suas obrigações fiscais de 1988.

Aplausos do PSD~.

E ou dar lhe um terceiro exemplo de pura demagogia aliás a contra corrente da posição que técnica mente seria indefensável para o Sr. Deputado Vítor Constâncio.
O ano passado antes das eleições quando demos orientações para que fosse reajustada a política descrédito em Portugal porque assim o exigia a regulação da procura - e isto não é eleitoralismo seguramente que não o é quanto muito é anti-eleitoralismo aparece o Sr Deputado Vítor Constâncio mais uma vez com o seu ar aparentemente seno nas câmaras de televisão a dizer que o Governo tinha mandado fazer um brutal aperto do credito (demagogia sublinho) contra as pequenas e médias empresas.
Todavia se o Sr Deputado Vítor Constâncio tivesse, na administração do Banco de Portugal e tivesse coragem para isso não deixaria de: propor o tal reajusta mento da política de crédito. Isto não é demagogia da nossa parte nem é eleitoralismo como disse té pelo contrário anti-eleitoralismo. O Sr. Deputado Vítor Constâncio na altura usou a forma mais pura de demagogia.
Mas vou dar lhe outro exemplo sobre a reforma fiscal Certamente os Srs Deputados não ignoram o que custa fazer uma reforma fiscal que aliás em qualquer país levanta imensas contrariedades e desperta uma grande oposição nas minorias e tem os seus privilégios deslocados por outro lado da parte da esmagadora maioria do povo do País onde se saiba reforma fiscal - maioria que beneficia com a reforma há um silencio porque não se apercebem dos seus benefícios o que só acontecerá a longo prazo.
Ficaria bem ao PS dizer por exemplo. Bom bem vinda a Reforma Fiscal vem tarde mas temo-la finalmente.
Era uma atitude positiva que reconheço o Sr. Deputado Vítor Constâncio - seria muito melhor aceite pelo pais do que a vossa atitude demagógica ao dizer que a nossa reforma fiscal vinha de atropelo ao mesmo tempo anunciando publicamente que iam apresentar um projecto de reforma fiscar sobre o rendimento em três meses.

O Sr. João Cravinho (PS): - Se não fosse esse anuncio publico ainda não havia reforma fiscal.

O Orador: - Essa é outra manifestação de demagogia.

Risos do PSD.

Sei que o, Sr Deputado João Cravinho tem uma grande pedalada para fazer projectos de grande responsabilidade em três meses mas depois passa se à execução e é aquilo que se é!

Protestos do Sr. Deputado João Cravinho (PS).

Sr. Deputado; João Cravinho temos visto como são as coisas. Não vale a pena voltaremos à memória dos factos.
Poderia dar outros exemplos da mais nobre no sentido inverso do termo demagogia usada pelos Srs. Deputados do PS designadamente pelo Sr. Deputado Vítor Constâncio Aliás até admito que o Sr. Deputado Vítor Constâncio assuma essa demagogia publicamente muito mas muito a contragosto por que - e como conheço bem o seu estilo e forma de estranha vida - penso que havia uma dissonância muito grande Mas são os ofícios do ofício não é Sr. o Deputado Vítor Constâncio?

Risos gerais.

Aplausos do PSD.

Vozes do PS: - É uma auto crítica!

O Orador: - Poderia dar mais exemplos de demagogia tem que o PS é fecundo mas passarei a outros pontos.

Vozes do PS: - De respostas nada.

O Orador: - Mas querem outro exemplo de demagogia?

Risos do PSD.

Protestos do PS.

Srs. Deputados do PS se me dão licença vou dar mais um outro exemplo de demagogia fazendo? uma pergunta ao Sr. Deputado Vítor Constâncio por quem abas tenho muito apreço.
Sr. Deputado Vítor Constâncio é ou não verdade que os salários reais em 1986 subiram mais de 4% que em 1987 subiram 4% e que em 1988 estima se que subam entre 1 a 2%9 É capaz de desmentir o que acabo de Afirmar?
Bom Sr Deputado convido o assumir mais um acto de demagogia desmentindo me ou então convido o a silenciar se - atitude que aliás lhe ficará bem.

Aplausos do PSD.

Mas já agora um outro exemplo e este sobre a função publica. O PS faz da função publica um cavalo de batalha com a maior demagogia e com o maior descaramento. Ora devo dizer que a função pública tem suportado ao longo dos anos após o 25 de Abril quase sempre perdas reais de salários no entanto em 1986 e 1987 houve aumento real dos salários.