O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1 DE FEVEREIRO DE 1989 1177

Parafraseando José Gomes Ferreira «viver sempre também cansa»: Não foi a idade que cansou Fernando Namora, apesar dos seus cinquenta anos de vida literária ele era ainda novo, mas foram as vicissitudes, a longa doença... Foi a vida que o cansou. Mas fica-nos a recordação, a sua obra e o seu exemplo. Ficam-nos os retalhos da sua obra e os retalhos da sua vida que, unidos por todos nós, darão uma matriz admirável. Darão matéria-prima para os teóricos que queiram,. a partir daí, teorizar sobre o modo, de ser português e poderem ir mais longe.
De' Fernando Namora pode dizer-se muito cesse muito será sempre pouco. Não são palavras bonitas aquelas que acabo aqui de proferir, até porque tenho sempre muita dificuldade em falar das pessoas de quem gosto e mais ainda em momentos como este.

Aplausos gerais.

O Sr. Presidente: - Pára uma declaração de voto,

tem a palavra a Sr.ª Deputada Maria Santos.

A Sr.ª Maria Santos (Os Verdes): - Sr. Presidente, Sr.ªs e Srs. Deputados: « Noite e Madrugada» e «Os Clandestinos», duas obras de Fernando Namora que inscrevemos, hoje e aqui, neste momento de recordação do seu autor.
Veio da noite, do ainda não realizado e pela sua força e engenho criativo ganhou a madrugada. «Noite e Madrugada» numa simbiose perfeita.
Os Verdes, numa breve e sentida homenagem ao homem que hoje morreu mas que permanece, lembram com ele todos os clandestinos da criação cultural para os quais não houve caminhos de justeza política que lhes permitissem ganhar a madrugada!
Morreu o homem, cresceu o silêncio, fica-nos a sua obra, semente da sua esperança!
Obrigado, Fernando Namora!

Aplausos gerais.

O Sr. Presidente: - Para uma declaração de voto, tem a palavra o Sr. Deputado Adriano Moreira.

O Sr. Adriano Moreira (CDS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Queria dizer uma palavra muito breve, porque a grandeza de Fernando Namora exige essa brevidade; a respeito da perda que acabamos todos de saber.
Nunca poderei esquecer a figura de Fernando Namora na espécie de cátedra que ele tinha na «Bertrand». Não poderei esquecer o círculo de jovens que á volta dele discutiam os problemas do presente e do futuro.
Creio que é de sublinhar o facto de ser um dos poucos escritores que venceu um condicionalismo estrutural do mercado mundial do livro. É que com o seu talento rompeu as barreiras de várias línguas, coisa que usualmente apenas se faz com o apoio de multinacionais. Porém, ele conseguiu-o, apenas, com o apoio do seu talento e com a capacidade com que foi capaz de exprimir a dor de todos os homens, através da boa expressão da dor dos portugueses. E por isso mesmo acompanhei, com amargura, esta longa agonia, que decorreu enquanto se despedia de nós e hoje, quando me deram a honra de assinar á proposta de voto de pesar apresentada à Câmara, não pude deixar de me lembrar de que pertenceu àquele raro número de homens que, como as velas do altar, dão luz e vão morrendo.

Aplausos gerais,

ORDEM DO DIA

O Sr. Presidente: .- Srs. Deputados, entrando agora na primeira parte do período da, ordem do dia, vamos proceder à leitura do relatório e parecer da Comissão de Regimento e Mandatos... .

Foi lido. É o seguinte:

Relatório e parecer de Comissão de Regimento o Mandatos

Em reunião da Comissão de Regimento e Mandatos realizada no dia 31 de Janeiro de 1989; pelas 15 horas e 30 minutos, foram observadas as seguintes substituições de deputados:

1 - Solicitadas pelo Grupo Parlamentar do Partido Social-Democrata (PSD):

a)

Jaime Carlos Marta Soares (Círculo Eleitoral de Coimbra), por Carlos Manuel Pereira Batista: Esta substituição é determinada nos termos da alínea e) do n.º 1 do artigo 4.º, da Lei n.º 3/85, de 13 de Março (Estatuto dos Deputados), a partir do dia 26 de Janeiro corrente, inclusive.

Luís António Damásio Capoulas (Círculo Eleitoral de Évora), por António Augusto Ramos. Esta substituição é pedida nos termos da alínea da b) do n.º 2 do artigo 5.º, da Lei n.º 3/85 de 13 de Março (Estatuto dos Deputados), por um período não inferior a 15 (quinze) dias, a partir do próximo dia 1 de Fevereiro, inclusive.

2 - Solicitada pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS):

Edmundo Pedro (Círculo Eleitoral de Lisboa), por Leonor Coutinho Pereira dos Santos. Esta substituição é pedida nos termos da alínea b) do n.º 2 do artigo 5.º, da Lei n.º 3/85; de 13 de Março (Estatuto dos Deputados), para o período de 1 de Fevereiro à 31 de Março de 1989, inclusive.

3 - Analisados os documentos pertinentes de que a Comissão dispunha, verificou-se que : os substitutos indicados são realmente os candidatos não eleitos que devem ser chamados ao exercício de funções considerando a ordem de precedência das =respectivas listas eleitorais apresentadas a sufrágio pelos aludidos partidos nos concernentes círculos eleitorais.

4 - Foram observados os preceitos regimentais e legais aplicáveis.