O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 I SÉRIE - NÚMERO 1

O Sr. Silva Marques (PSD): - Faça ... na RDA!

O Orador: - Sr. Presidente pedia-lhe que o Sr. Deputado Silva Marques pudesse ser chamado a atenção para me deixar falar e se ele quiser pedir alguma interrupção sempre o tenho permitido.
O terceiro ponto que queria referir ao Sr Deputado Silva Marques é o de que tal e qual como nós não reconhecemos ao Sr. Deputado Montalvão Machado o direito de passar atestados sobre quem é democrata e sobre quem não é também não lhe reconhecemos Sr. Deputado Silva Marques o direito de fazer testes seja a quem for sobre essa questão dos testes o Sr. Deputado de e estar enganado no lugar de e estar a pensar num lugar diferente estamos na Assembleia da Republica e portanto tenha isso em consideração.

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Orador: - A quarta questão é a de que os comunistas votaram no actual Presidente da Republica o PSD e que não os comunistas votaram contra o candidato do PSD
Passando às questões colocadas pelo Sr. Deputado Luís Filipe Meneses quer a dizer lhe que a vossa própria concepção de democracia a maneira como os senhores se atrevem a fazer testes e a querer passar atestados é a manifestação mais clara ... perdura democrática. Os senhores querem dizer democracia mas não sabem como e é essa nossa manifestação é a manifestação de como os senhores estão mal dentro deste ... não se sabem colocar devidamente o que aliás toma contornos de expressão muito ... muitas intervenções do nosso chefe o Sr. Primeiro Ministro.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Não respondeu às minhas perguntas.

O Orador: -Quanto à questão das comissões de inquérito quero dizer-lhe e Sr. Deputado Luís Filipe Meneses que pela nossa parte pode contar com toda a disponibilidade para rever o estatuto das comissões de inquérito e também pode contar com toda a nossa disponibilidade para que os trabalhos de todas as comissões parlamentares sejam libertos à comunicação social e sejam públicos.

O Sr. Luís Filipe Meneses (PSD): - Então vão votar a favor?

O Orador: - Não é por nossa intervenção nem é por nossa oposição que os trabalhos das comissões parlamentares incluindo as de inquérito não são públicos. Sempre nos batemos por isso forno defensor de que os trabalhos da Comissão Permanente ... público eternos defendido essa posição em todas as ... comissões.
Portanto Sr. Deputado Luís Filipe Meneses o seu desafio e o de alguém que tem estado um pouco desatento no que tem sido as nossas posições e só por isso que o senhor nos pode fazer as acusações, de antes democracia que nos faz.
Portanto Srs. Deputados Luís Filipe Meneses e Silva Marques leiam o nosso programa porque a nossa incompreensão a nosso respeito é em muitos casos uma questão de falta de cultura ou até menos de falta de leitura como é o nosso caso.

Aplausos do PCP.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Não respondeu às minhas perguntas.

A Sr.ª Presidente - Tem a palavra para uma declaração política o Sr. Deputado António Barreto.

O Sr. António Barreto (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados. Em nome do Grupo Parlamentar do Partido Socialista desejo saudar todos os colegas Presidente ,membros da Mesa, dirigentes dos grupos parlamentares e deputados em geral. A todos desejo boa sessão legislativa e bom trabalho. A todos desejo polémica e combate em bom clima civilizado e tolerante.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Desejo ainda com especial sentimento evocar os deputados Gomes da Silva, João Soares e Nogueira de Brito enviar-lhes as nossas saudações e significar-lhes a nossa alerta a por sabermos que venceram esta luta. Voltem depressa!

Aplausos gerais.

Permito-me finalmente saudar o Presidente da República o que faremos de qualquer modo ao começar esta sessão legislativa ... recordo que ...

Aplausos gerais.

Saudamo-lo ainda pelas excelentes lições proferidas mau-grado as circunstâncias difíceis no Parlamento Holandês e no Tribunal Internacional da ... sobre os direitos do homem a autodeterminação dos povos e a luta contra os racismos ... honrarem o nosso ... Estado Português e foram feitos com ... Timor
Sr. Presidente, Srs. Deputados: Ao darmos início à 3.ª sessão desta ... socialistas conda sob a nossa instituição parlamentar. os seus ... Consideramos ser este o momento mais oportuno passados os anos sobre a queda do regime ...
Com efeito encontram-nos ... Legislatura (caso esta chegue ao seu termo ) as instituições democráticas foram judiciosamente deparadas de elementos de inspiração estranha a se ... constitucional foi operada com êxito estabilidade política ... por outros factores que não sejam ou a imperícia do Governo da maioria.
A integração europeia está do ponto do vista institucional encaminhado ... foi confirmado com as eleições deste ano.
Durante esta sessão legislativa um acontecimento dará ... momento político ... as eleições autárquicas. Na sessão seguinte ...
As alterações institucionais do sistema económico decorrentes da registo produzindo os seus efeitos a curto prazo - e o que se espera do Governo ... o que seja fundadas as dúvidas sobre a sua bondade ou sobre a sua eficácia ( ...pelo Governo) Finalmente a entrada em funções do nosso Tribunal Constitucional e também um facto a reter.