O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1500 I SÉRIE - NÚMERO 43

Soares, "mas eu estranho é que não diga, pois se tudo é como o Sr. Primeiro-Ministro diz e se tudo é como os Srs. Deputados dizem, estou de acordo com o Sr. Deputado Carlos Coelho que o apoia e não com o vosso partido, que não sabe se apoia ou não.

O Sr. Duarte Lima (PSD): - Mas ele ainda não se candidatou!

O Orador: - Mas devo dizer que se o PSD deixar de ter um candidato próprio, porque declara, desde já, que apoia o Presidente Mário Soares, tem algum sentido. Dizer de antemão, sem saber se ele é candidato ou não, que vai deixar de apresentar um candidato próprio, colocando essa vossa atitude com um ano de antecedência, dependente de vários sés, um dos quais é ele candidatar-se, outro é aceitar o vosso apoio, devo dizer que não entendo isso. Tinha lógica se dissessem que estavam dispostos a apoiar o candidato Mário Soares e que, por isso, não apresentavam candidato. Não dizendo este mínimo, não tem sentido o que o senhores dizem, porque os senhores estuo só a desistir de lutar, estão com medo.

Aplausos do PS e do CDS.

Estão corri medo de contar os votos, desistindo assim de lutar, que é a pior das derrotas! Ora, foi isto quo eu vim dizer aqui: os senhores anteciparam a derrota, os senhores têm medo de concorrer, os senhores não merecem senão a qualificação de antecipadamente .derrotados, de véspera, que é a pior das derrotas - aquela em que se foge à lula!

Vozes do PS: - Muito bem!

O Sr. Duarte Lima (PSD): - Mas os senhores têm candidato?

O Orador: - Disse-me também o Sr. Deputado que não tem de me pedir autorização ou ao Presidente da República.
Pois não... Sobretudo a mim, os senhores não necessitam de a pedir. Então ao Presidente da República também não, porque ele também vo-la dará!

Risos do PS.

Agora o que acho é que o Primeiro-Ministro tinha que pedir autorização ao próprio PSD.

O Sr. Duarte Lima (PSD): - E pediu!

O Orador: - Aí eu sou PSD; estou do vosso lado!

Risos.

Apesar de ele ter ouvido não sei que órgão, desde que ele disse que o vai propor - portanto, vai pedir ao órgão competente para decidir (ainda não houve nenhum que decidisse, embora ele já fale em decisão...) está a ultrajar um partido, sujeitando-o à ratificação de uma coisa que deveria ser ele a decidir. No entanto não é, pois já está decidido!

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Quanto a eu ser porta-voz do Presidente da República, devo dizer que não tenho procuração do Presidente da República ... Pois não! Uma vez mais me limitei a exercer o meu direito de ter opiniões políticas, a minha liberdade de opinião e de exprimir aquilo que penso, seja a respeito, do Papa, do Presidente da República, do Primeiro-Ministro ou de quem quer que seja! A minha liberdade de opinião é ilimitada!

O Sr. Silva Marques (PSD): - O Dr. Almeida Santos é capaz de ter, o Dr. Jorge Sampaio é que não! ...

O Sr. Duarte Lima (PSD): - Dá-me licença que o interrompa, Sr. Deputado?.

O Orador: - Faça favor.

O Sr. Duarte Lima (PSD): - Peço uma vez mais desculpa e agradeço a gentileza de V. Ex.ª em me deixar interrompê-lo. É claro que o tempo é meu, mas não interessa ...
Sr. Deputado Almeida Santos, se diz que não fala em procuração do Presidente da República, então diga-me quem é que é o candidato do seu partido. Com efeito, na medida em que o Presidente da República não lhe deu ainda procuração para dizer que é o candidato do seu partido, diga-me lá, então, quem é esse candidato!

O Orador: - Ora aí está uma terrível dúvida! Veja o Sr. Deputado como nós estamos embaraçados em encontrar o candidato em quem vamos votar...

Aplausos do PS.

Esteja descansado, Sr. Deputado, que vamos resolver esse problema.

Risos.

Depois de muito meditar, de profundas reflexões e de grandes divisões internas, provavelmente vamos apoiar o candidato Mário Soares, se ele se candidatar ...

Risos.

Por outro lado, há uma coisa que queria dizer a todos os Srs. Deputados. É que já está provado que, apesar de o Presidente da República ter feito uma magistratura com qual muitas vezes não estivemos de acordo - dizemos isto claramente, pois não somos como o Primeiro-Ministro que diz que o mérito está no savoir faire dele, quando não está! -, nós entendemos que nunca teríamos a mínima legitimidade para lhe dizer que o tínhamos apoiado e que ele não nos estava a dar apoio. Nunca dissemos isso!

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Aceitámos com perfeita democraticidade a maneira como ele entendeu fazer a sua magistratura, por vezes agravando-nos, por vezes desagravando-nos ...

O Sr. Duarte Lima (PSD): - Sabe Deus...

O Orador: - Talvez até o amigo tenha razão: por vezes sabe. Deus... Só que esse é um mérito que demonstrou que somos capazes de não apresentar factura. Este mérito ainda não está provado do vosso lado!

Aplausos do PS.