O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2146 I SÉRIE - NÚMERO 62

O Sr. Jorge Lacão (PS): - São militantes do PSD?!

O Orador: - Não são militantes do PSD, volto a dizer, e se os Srs. Deputados estão a deturpar aquilo que digo, afirmo que não é meu hábito - e o Sr. ;Deputado já me devia conhecer - deturpar as coisas. Não aceito, Sr. Deputado Jorge Lacão, que diga isso. Não suo militantes do PSD, repito!

O Sr. Jorge Lacão (PS): - Está esclarecido,!

O Orador: - Sobre outras considerações que a Sr.ª Deputada fez, devo dizer que estranho que, sobre os parques de estacionamento, por exemplo, sobre o silo da Avenida Estados Unidos da América, que já tinha sido uma decisão da anterior Câmara e que levantou bastantes problemas, inclusive tiveram de manter...

O Sr. Jorge Lacão (PS): - Isso é defesa da honra?

O Orador: - É o silo da Avenida dos Estados Unidos da América!...

O Sr. Jorge Lacão (PS): - É a defesa do silo?...

O Orador: - Sr. Deputado, quer interromper-me? Se o Sr. Presidente autorizar, faça favor.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, em primeiro lugar, não sou eu que autorizo ou não a interrupção; em segundo lugar, o Sr. Deputado está a usar a .figura da defesa da honra, que tem apenas a duração de dois. minutos e já gastou três minutos. Por isso, peço-lhe que termine.

O Orador: - Vou terminar, Sr. Presidente.

Srs. Deputados, o silo da Avenida dos Estados Unidos da América foi embargado, mas agora parece que já está outra vez em grande avanço, porque recomeçaram as obras.
Gostaria de perguntar à Sr.ª Deputada se já falou com o Dr. Salgado Zenha sobre este assunto, porque o Dr. Salgado Zenha é um daqueles que está 100 % contra esse silo.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Sem escândalo!

O Sr. Presidente: - Para dar explicações, se assim o entender, tem a palavra a Sr.ª Deputada Edite Estrela.

A Sr.ª Edite Estrela (PS): - Sr. Deputado João Salgado, esqueceu-se de começar por dizer que tive a lealdade de lhe dizer que o iria citar e sobre que assunto.

O Sr. João Salgado (PSD): - Exacto!

A Oradora: - ... para se documentar e responder em conformidade.

Lamento dizer, Sr. Deputado João Salgado, que não tem razão naquilo que diz e que é reincidente no erro.
O Tribunal de Trabalho de Lisboa deu razão à autarquia, por isso, Sr. Deputado, informe-se.

O Sr. João Salgado (PSD): - Não deu, não!

A Oradora: - Deu razão à autarquia. Agora, se o Sr. Deputado está contra os tribunais...

O Sr. João Salgado (PSD): - Dá-me licença?

A Oradora: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. João Salgado (PSD): - Sr.ª Deputada, o problema não é esse. O tribunal não deu razão à autarquia, apenas houve uma queixa do sindicato no tribunal e ele indeferiu o pedido de rever o processo, não deu razão à autarquia! E tanto que não deu que o processo está em recurso no Tribunal da Relação e os dois funcionários vão ganhar.

O Sr. Narana Coissoró (CDS): - Se não ganhar no Tribunal da Relação, ganha no Supremo!

O Sr. João Salgado (PSD): - Não tenha dúvida! Não deu razão ao despedimento, pois no tribunal não está em causa o despedimento, Sr.ª Deputada.
Devia ver o processo. Tenho-o lá dentro e posso ir buscá-lo.

O Sr. Fernandes Marques (PSD): - E os comunistas que fazem, ficam quietos?!

O Sr. João Salgado (PSD): - O Sindicato até é vosso!...

A Oradora: - O Sr. Deputado está a querer decidir pelo tribunal, está a discordar das decisões do tribunal e, portanto, acho melhor informar-se porque o tribunal é um órgão de soberania também.
Sr. Deputado João Salgado, quanto ao silo da Avenida Estados Unidos da América, se estivesse bem informado saberia que lambem já há um processo em tribunal, proposto por moradores da zona; portanto, só quando o tribunal decidir é que a Câmara tomará uma decisão, porque não pode ultrapassar, naturalmente, o tribunal!
Respeitamos os órgãos de soberania e a Câmara vai rever toda a herança do passado que lhe foi legada, nomeadamente em relação a outros projectos, como sejam o do Monumental, do Hilton, etc. Só que não se precipita a tomar decisões em matérias tão importantes e sensíveis como são essas.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos, estão inscritos os Srs. Deputados Pacheco Pereira e Natália Correia.
Tem a palavra o Sr. Deputado Pacheco Pereira.

O Sr. Pacheco Pereira (PSD): - A Sr.ª Deputada fez-nos aqui uma coisa que, de um modo geral, não se deve fazer e contra a qual penso que os poetas desta Casa devem protestar. V. Ex.ª fez-nos uma maldade, maldade também contra a língua, que é uma coisa muito comum em Portugal e que lambem entra nos discursos da Assembleia, que é, quando não se quer dizer nada, citam-se os poetas.
Eu também vou citar um...

Risos gerais.

Protestos da deputada Natália Correia, do PRD.