O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2148 I SÉRIE - NÚMERO 62

Vozes do PSD: - Muito bem!

A Oradora: - Por que não recuperar essa. cultura tipicamente lisboeta, que tanta singularidade imprime à configuração da cidade, preservando dessa maneira as suas tradições?

Aplausos do PRD, do PSD do PS e do CDS.

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra a Sr.ª Deputada Edite Estrela.

A Sr.ª Edite Estrela (PS): - Registo que o Sr. Deputado Pacheco Pereira ainda não perdeu aqueles velhos hábitos de pretender ser o educador do povo,...

Vozes do PS: - Muito bem!

O Sr. Silva Marques (PSD): - Essa já é velha!

A Oradora: -... vindo uma vez mais apresentar-se como o árbitro das moral idades, dizendo-me o que eu deveria dizer, o que eu deveria escrever, concluindo depois dizendo que eu não disse nada... No entanto, para quem não disse nada, provocou muitas réplicas e interrogações!

Vozes do PS: - Muito bem!

A Oradora: - Sr. Deputado Pacheco Pereira, de facto, se o Dr. Jorge Sampaio tem alguns amargos na gestão camarária, eles advêm-lhe da trágica herança que recebeu!

Vozes do PS: - Muito bem!

Protestos do PSD.

A Oradora: - Com efeito, só nos últimos dois meses foram tomadas decisões que puseram em risco a boa gestão que esta equipa pretende fazer.

Vozes do PS: - Muito bem!

A Oradora: - Mesmo em relação ao silo da Avenida dos Estados Unidos da América, ainda lhe acrescento que a anterior vereação alienou a superfície a um privado, o que a Câmara não aceita, aguardando por isso a decisão do tribunal.

O Sr. Pacheco Pereira (PSD): - Dá-me licença que a interrompa, Sr.ª Deputada?

A Oradora: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Pacheco Pereira (PSD): - Sr.ª Deputada, gostaria de lhe fazer apenas uma pergunta factual: qual foi a posição dos vereadores socialistas nessas decisões que está a referir?

Vozes do PSD: - Muito bem!

A Oradora: - Sr. Deputado, a mim interessa-me o presente e o futuro e não o passado!

Vozes do PSD: - Ah!

A Oradora: - O Sr. Deputado também não saberá que, apesar de estarmos no virar do século e do milénio, Lisboa ainda não tem resolvidos problemas básicos de infra-estruturas, nomeadamente o do tratamento de resíduos e o da selectividade do lixo e sua reciclagem.
Provavelmente será também uma surpresa para muita gente, mas a rede de esgotos de Lisboa não e uma rede única, possuindo acrescentamentos vários que é preciso resolver. É que Lisboa não pode ser comparada a Amsterdão ou a Genebra, uma vez que aí os problemas básicos já estão resolvidos, sendo possível a gestão camarária voltar-se para a melhoria da qualidade de vida da cidade, preocupar-se com a promoção cultural e com a preservação do ambiente.
Aqui, para além de resolver os problemas infra-estruturais, também a gestão camarária se preocupa com questões como o ambiente, a cultura e, em geral, o bem-estar dos cidadãos.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Sr. Silva Marques (PSD): - Queremos é obras!

A Oradora: - Respondendo à Sr.ª Deputada Natália Correia, direi que me identifico com as afirmações que produziu. Contudo, o executivo da Câmara também comunga dessas mesmas preocupações,...

O Sr. Silva Marques (PSD): - Bem escondidas!...

A Oradora: -... e tem previstas, no seu plano de actividades - para quem o quis ler, uma vez que já foi tornado público -, várias acções no domínio dos impactes ambientais, do imobiliário urbano e do apetrechamento dos jardins como zonas de descanso e de lazer. Inclusivamente, também prevê a instalação de vias pedonais em ruas como a das Portas de Santo Antão e de Barros Queirós e no Largo de São Domingos.

Vozes do PS: - Muito bem!

A Oradora: - Portanto, há toda uma preocupação voltada para o aumento da oferta cultural grandes realizações que vão dar que talar.
Sr.ª Deputada, o executivo camarário vai fazer Lisboa bonita!

Aplausos do PS.

ORDEM DO DIA

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, terminou o período de antes da ordem do dia e vamos, de seguida, dar início ao período da ordem do dia, do qual consta o debate sobre as condições de vida da criança em Portugal, por marcação do PRD.

Pausa.

Srs. Deputados, encontram-se presentes nas galerias alunos e respectivos professores das Escolas Secundárias de Nuno Álvares, de Castelo Branco, de Tomás Cabreira, de Faro, e n.º l de Matosinhos, e do Centro Comunitário do Monte da Caparica, para os quais solicito a saudação habitual.

Aplausos gerais, de pé.