O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2802 I SÉRIE -NÚMERO 83

O Orador: - Aliás, o Sr. Deputado Cardoso Ferreira mostrou que não é original. Demonstrou o Sr. Deputado Cardoso Ferreira que mais não é do que o eco do Sr. Deputado Pacheco Pereira. O Sr. Deputado Cardoso Ferreira, com esta intervenção, demonstrou, para além de outras coisas do seu interesse pessoal, político ou de ajustamentos internos do seu partido...

Vozes do PSD: -Oh!...

O Orador: - Não tem problema. O Governo ainda não está a cair!

Risos do PCP.

Dizia eu que, com esta intervenção, o Sr. Deputado Cardoso Ferreira demonstrou não ter gabarito para colocar estas questões ao Sr. Deputado Almeida Santos. Por isso, Sr. Deputado Cardoso Ferreira, dir-lhe-ei que o seu discurso e irrelevante e vai arrastar-se penosamente no Diário desta sessão.

O Sr. Ângelo Correia (PSD): Será irrelevante por que é que se levantou?

O Orador: - Sr. Deputado Angelo Correia, levantei-me precisamente porque pensei que o Sr. Deputado Angelo Correia iria gostar muito das minhas palavras.

Risos do PS e do PCP.

O Sr. Angelo Correia (PSD): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Para que efeito?

O Sr. Angelo Correia (PSD): - Para exercer o direito de defesa da minha consideração, obviamente.

O Sr. Herculano Pombo (Os Verdes): - Ainda agora aqui não estava e já se quer defender!

O Sr. Presidente: - Faça favor.

O Sr. Angelo Correia (PSD): -Sr. Deputado José Lello, questionei-o, em termos orais, em aparte.
Sendo o assunto e a intervenção do meu companheiro Cardoso Ferreira seria, capaz e que justificava respostas por porte do Partido Socialista, por que é que o Partido Socialista, alem do seu silencio, se levanta para dizer que é irrelevante? Quando algo é irrelevante prova-se a irrelevância não se chamando a atenção, porque ela cai por si. Quando algo não é irrelevante c se diz que o é, há necessidade de vir defender essa posição e dizer que é irrelevante.
Mas, apesar de tudo, e Sr. Deputado José Lello disse que tinha feito a intervenção para eu gostar dela. Quero dizer-lhe que aprecio imenso a figura do Sr. Deputado José Lello, embora a preferisse quando tinha bigode, porque penso que a perca do bigode significou, para o Sr. Deputado, a perca daquilo que, em termos bíblicos, Sansão perdeu quando perdeu o cabelo e, nesse aspecto, o mesmo aconteceu à qualidade intelectual do Sr. Deputado José Lello.
Permita-me que lhe diga que sou eu que defino aquilo de que gosto, é o meu critério, e não uma antecipação por parte de V. Ex.ª, porque, se assim fosse, apreciaria imenso, neste dia, não o silencio de V. Ex.ª, não o levantar-se para dizer que o discurso do deputado Cardoso Ferreira é irrelevante, mas para rebater, ponto por ponto, aquilo que o meu colega disse.

Vozes do PSD: - Não conseguiu!

O Orador: - E isso V. Ex.ª não conseguiu, nem fez!

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Embora o Sr. Deputado Angelo Correia lenha dito que ficou ofendido com o elogio, figura que não está propriamente consagrada no Regimento - é possível que o Sr. Deputado Silva Marques tenha de fazer esta anotação -, para dar as explicações que considerar pertinentes, tem a palavra o Sr. Deputado José Lello.

O Sr. José Lello (PS): - Sr. Deputado Angelo Correia, constato que o meu bigode não era relevante e que tanto o Sr. Deputado como o Sr. Deputado Cardoso Ferreira não estiveram cá durante estas ires horas para ouvir as palavras do meu camarada Almeida Santos.

O Sr. Adérito Campos (PSD): - E onde é que ele está agora?!

O Orador: - Porém, confirmo a minha convicção no sentido de que o discurso do Sr. Deputado Cardoso Ferreira é irrelevante. E indo, porventura, ao encontro dos desígnios e da vontade do Sr. Deputado Angelo Correia, devo dizer que a nossa bancada está perfeitamente disponível para, tendo em consideração a irrelevância do discurso do Sr. Deputado Cardoso Ferreira, retirá-lo, pura e simplesmente, do Diário.

Risos do PS e do PCP.

O Sr. Presidente: - Para responder ao pedido de esclarecimento, se assim o desejar, tem a palavra o Sr. Deputado Cardoso Ferreira.

O Sr. Cardoso Ferreira (PSD): - Compreendo a pausa que o Sr. Presidente fez quando disse: «Sr. Deputado Cardoso Ferreira, tem a palavra para...» É que, realmente, nem eu próprio sei para que é que queria a palavra, porque,...

O Sr. José Lello (PS): - Isso já a gente sabe!

O Orador: -... depois daquilo que o Sr. Deputado José Lello disse, não havia nada a dizer. Estava tudo dito! O Sr. Deputado José Lello fez o favor de responder a todas as questões, não respondendo a nenhuma, obviamente.

O Sr. Deputado José Lello tem diversas funções no Partido Socialista.

O Sr. José Lello (PS): - Exacto!

O Orador: - Uma das que os jornais nos dão conta é a de ser uma espécie de entenainer do grupo parlamentar e do seu partido.
Só lhe peço que aqui, na Assembleia da República, questione e intervenha com a dignidade com que todos nós procuramos fazê-lo e de que V. Ex.ª se terá momentaneamente esquecido.