O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

21 DE NOVEMBRO DE 1990 445

O Sr. Silva Marques (PSD): - Vai responder, com certeza!

A Sr.ª Ilda Figueiredo (PCP):- Naturalmente, Sr. Deputado.

Sr. Presidente, Srs. Membros do Governo, Srs. Deputados, Sr. Deputado António Vairinhos: O que já entendi, claramente, em toda esta estratégia orçamental, foi o conjunto de processos eleitoralistas que o Governo vai seguir no próximo ano de caça ao voto!

O Sr. Manuel Moreira (PSD): - Demonstre!

A Oradora: - Essa já demonstrei. Mas se quiser Sr. Deputado, ao longo do debute dar-lhe-emos mais provas e demonstraremos ainda mais cabalmente esta afirmação que acabo de fazer.
Mas quanto às suas dúvidas e à sua confusão sobre os programas de intervenção regional - como chama o Governo e foi isso que eu disse, pois quanto às chamadas intervenções regionais é ao Sr. Ministro que deve perguntar o que são -aconselho-o, no entorno, a ler o PIDDAC, mais propriamente a proposta de lei n.º 117/V, a pp. 3 e 15, e verá que tem lá a resposta às questões que me colocou! Lei-as, se fax favor, e ficará sem dúvidas.
Sr. Deputado Manuel Moreira, quero dizer-lhe que, habitualmente, nesta Assembleia da República já todos os deputados conhecem a cassette que o Sr. Deputado Manuel Moreira usa.

Protestos do deputado do PSD, Manuel Moreira.

A Oradora:- Para além disso, Sr. Deputado, se se parte de uma permissa errada não é por se repetir 500 vezes a mesma frase que ela se toma verdadeira.

Aplausos do PCP e dos deputados do PSD Conceição Monteiro e Leonardo Ribeiro de Almeida.

Como vê já há deputados da sua bancada que apoiam a consideração que lhe fiz!
Queria ainda registar, Sr. Deputado, o seu contentamento por serem proteladas obras fundamentais para a zona do Porto e de Vila Nova de Gaia, tais como o nó ferroviário do Porto e o adiamento da inscrição no Orçamento de Estado para o Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia, que foi retirado do PIDDAC este ano.
Enfim, o seu contentamento por também não se avançar, rapidamente, com a construção da nova ponte rodoviária do Freixo e dos seus acessos.
Sr. Ministro, quanto à sua questão, pode crer que, até ao fim do debate, iremos satisfazer a sua curiosidade. Pode ter a certeza de que satisfaremos integralmente a sua curiosidade!

O Sr. Manuel Moreira (PSD):- Sr. Presidente, peço a palavra.

O Sr. Presidente:- Para que efeito, Sr. Deputado?

O Sr. Manuel Moreira (PSD): - Para defesa da consideração pessoal, Sr. Presidente.

O Sr. José Magalhães (Indep.): - Para defender a cassette!

Risos.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, normalmente, quando chegamos aos limites do tempo - e nós já estamos a utilizar figuras arregimentais...

O Sr. Manuel Moreira (PSD):- Esta é regimental, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente:- Sr. Deputado, ainda temos o dia de amanha para debate.
Dou-lhe a palavra, mas peço-lhe que seja extremamente breve.

O Sr. Manuel Moreira (PSD):- Penso que uso a figura regimental da defesa da consideração de uma forma correcta e plenamente regimental. E o Sr. Presidente vai ver porquê.
A Sr.ª Deputada Ilda Figueiredo acusou-me de usar a cassette. Devo dizer que, realmente, nunca passei pelo PCP para aprender a ter cassette, e penso nunca por lá passar.
Esta é a primeira consideração que lhe queria fazer.

Aplausos do PSD.

Em segundo lugar, a Sr.ª Deputada Ilda Figueiredo confunde as minhas convicções pessoais e, naturalmente, o apoio e solidariedade por parte de um deputado da maioria ao Governo da Nação, Governo esse que tem vindo a governar de uma forma que nós consideramos globalmente positiva para o País. O País está bem diferente do que era há cinco anos!
Era bom, então, que os deputados do PCP adoptassem essa cassette do crescimento que o País tem tido durante estes últimos anos sob a governação do Prof. Cavaco e Silva e do projecto social-democrata.

Vozes do PSD:- Muito bem!

O Orador: - Quanto às obras de que a Sr.ª Deputada diz que me regozijo de terem sido anuladas ou, pura e simplesmente, retiradas do PIDDAC, devo dizer-lhe que lenho confiança na palavra deste Governo, coisa que os senhores não fim.

Protestos do PCP.

Eu sei que isto vos enerva, pois, se assim não fosse, estariam mais serenos a ouvir-me! Isto enerva-vos!
Mas, como estava a dizer, confio plenamente que o Governo, que aqui temos à nossa frente, honre a sua palavra e penso que a tem honrado com obras realizadas por lodo o País, inclusivamente no meu concelho de Vila Nova de Gaia!
Não temo aquilo que o Governo tem vindo a fazer e que vai continuar a fazer até ao último minuto do seu mandato! Por isso, Sr.ªDeputada, esteja descansada porque a nova ponte ferroviária sobre o Douro e outras importantes obras públicas em todo o País, designadamente em Vila Nova de Gaia, vão ser lançadas no próximo ano. Penso até que, a muito breve prazo, serão anunciadas pelo Sr. Ministro das Obras Públicas.

Protestos do PCP.

O Sr. Presidente: - Para dar explicações, tem a palavra a Sr.ª Deputada Ilda Figueiredo.