O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

512 I SÉRIE - NÚMERO 15

Termino, dirigindo-me especificamente à minha própria bancada, com a autorização de V. Ex.ª, Sr. Presidente, e dos Srs. Deputados da oposição.

Neste debate, repelimos o que, durante quatro anos, fizemos. Dialogámos com a oposição, aceitámos, muitas vezes, os seus pontos de vista pertinentes, válidos e correctos, e só se ri quem se auto-excluiu deste debate democrático.

Aplausos do PSD.

Durante quatro anos fomos dialogantes, mas afirmativos quando sentíamos que era necessário e justificado sê-lo. Nunca o Governo foi derrotado nesta sede. Os méritos dos últimos quatro anos são imputáveis à sociedade civil, ao Pais, aos agentes económicos, sociais, sindicais, culturais, mas o Governo também tem a sua quota-parte neste êxito, tal como o nosso grupo parlamentar.
A obra conjunta, no apoio, na defesa, no diálogo, traduziu-se, acima de tudo, em que quisemos, e conseguimos, lutar por um país que tem problemas, que continua com dificuldades, que terá novas questões a resolver e a equacionar. Mas, em quatro anos, produzimos uma obra válida por Portugal e pelos Portugueses, e orgulhamo-nos disso.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Inscreveram-se os Srs. Deputados Alberto Martins, Manuel dos Santos, Natália Correia e Adriano Moreira.
Para que efeito pediu a palavra, Sr. Deputado Alberto Martins?

O Sr. Alberto Martins (PS): - É para defesa da consideração da minha bancada, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Antes de dar a palavra ao Sr. Deputado Alberto Martins, pergunto aos outros Srs. Deputados para que efeito se inscreveram?

O Sr. Manuel dos Santos (PS): - Sr. Presidente, é para pedir esclarecimentos ao Sr. Deputado Angelo Correia.

O Sr. Presidente: - Para que efeito pediu a palavra a Sr.ª Deputada Natália Correia?

A Sr.ª Natália Correia (PRD): - Sr. Presidente, é para manifestar o meu assombro pelos erros histórico-culturais cometidos pelo Sr. Deputado Ângelo Correia.

Risos do PSD.

O Sr. Presidente: - Sr.ª Deputada, em boa verdade, não conheço essa figura regimental...

Risos do PSD.

A Sr.ª Natália Correia (PRD): - Sr. Presidente, então, deixo à sua imaginação!

Risos do PSD.

O Sr. Presidente: - Para que efeito pediu a palavra, Sr. Deputado Adriano Moreira?

O Sr. Adriano Moreira (CDS): - Sr. Presidente, é para pedir esclarecimentos ao Sr. Deputado Angelo Correia.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, após o pedido de palavra da Sr.ª Deputada Natália Correia ao abrigo de uma forma arregimentai, que procurei interpretar, sugeriria ao Sr. Deputado Silva Marques que, no futuro Regimento, inscrevesse a figura do «delta de Dirac ou delta de Kroenecker», que é para eu conseguir entender-me...

O Sr. Silva Marques (PSD): - Com certeza, Sr. Presidente, sobretudo tratando-se de uma solicitação da Sr.ª Deputada Natália Correia!

Risos ao PSD.

O Sr. Presidente: - Para defesa da consideração, e pedindo-lhe que tenha em atenção os argumentos que costumo desenvolver nestas circunstâncias, tem a palavra o Sr. Deputado Alberto Martins.

O Sr. Alberto Martins (PS): - Sr. Presidente, esta minha intervenção dispensaria, por certo, essas suas habituais considerações preliminares, porque me parece óbvio que, ao invocar a ideia, exclusiva e limitada à sua pessoa, de que o meu camarada Jorge Sampaio seria um pretenso líder da oposição e do PS, o Sr. Deputado Angelo Correia está a incorrer na figura da desconsideração a uma bancada. E, por isso, começo por dizer que o Sr. Deputado Angelo Correia foi pretensamente responsável na sua intervenção.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - A sua intervenção é irresponsável! O Sr. Deputado Angelo Correia não tem o direito, nem nós lho reconhecemos, de ser árbitro de elegâncias ou árbitro de ética política! Tenha paciência, Sr. Deputado! Nessa matéria não recebemos lições suas!

Aplausos do PS.

Por isso, o Sr. Deputado vai fazer o favor de considerar que o facto de o meu camarada não estar aqui presente, nesta Assembleia, para o debate do Orçamento é uma opção dele próprio, exclusiva, é uma opção política de que ele assume as responsabilidades e é uma opção que não pode ser tomada por impedimentos legais.

Vozes do PSD: - Não é verdade!

O Orador: - O Sr. Deputado Angelo Correia fará bem em vencer a sua ignorância jurídica nesta matéria! Só lhe fica bem!
Por outro lado, devo dizer que o meu camarada vem à Assembleia quando entender, uma vez vencidas essas restrições.

O Sr. Ferro Rodrigues (PS): - Exacto!

O Orador: - Devo lembrar-lhe ainda, Sr. Deputado Angelo Correia, quanto à questão das GOP, que não foi só o PS que não deu grande importância a esta matéria. Os Portugueses não dão grande importância a esta matéria! E o próprio Governo estou em crer que não dá grande importância a esta matéria porque a consonância