O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2006 I SÉRIE -NÚMERO 61

socialista por três razões: em primeiro lugar, porque, quando partiu para a sua viagem marítima, não sabia por onde ia!...

Risos do PSD,

Em segundo lugar, porque, quando chegou a terra, não sabia onde estava!...

Risos do PSD.

E, em terceiro lugar, porque se constatou que não foi ele quem pagou os custos da expedição!...

Aplausos do PSD.

Sr. Presidente, Srs. Deputados: Vou terminar porque há ainda colegas meus que terão de intervir. No entanto, quero aqui afirmar, muito solenemente, que o PSD vai continuar a lutar e a trabalhar, como tem feito desde sempre, para que exista, efectivamente, uma igualdade de oportunidades para todos os portugueses, de uma forma especial para os jovens, e para que, sobretudo, esta igualdade de oportunidades tenha como consequência uma maior justiça social para todos.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Manuel dos Santos, V. Ex.a pediu a palavra para que efeito?

O Sr. Domingos Duarte Lima (PSD): - Para defender o Cristóvão Colombo!

O Sr. Manuel dos Santos (PS): - Sr. Presidente, queria fazer um ligeiro protesto a uma afirmação do Sr. Deputado Joaquim Fernandes Marques.

O Sr. Presidente: -Tem a palavra, Sr. Deputado.

O Sr. Manuel dos Santos (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Contrariamente às expectativas, não é em relação à anedota que o Sr. Deputado Joaquim Fernandes Marques contou que farei o meu protesto. Penso que o sentido e o senso de humor são extremamente importantes e até lhe achei piada! Não teve grande originalidade e é fácil virar a anedota ao contrário, como V. Ex.a sabe.

O Sr. Joaquim Fernandes Marques (PSD): - Só que o senhor não virou antes!

O Orador: - De qualquer forma, teve alguma piada e nos comícios eleitorais do período a que teremos direito - três semanas antes das eleições - não me esquecerei de contar essa anedota e de a voltar ao contrário!

O Sr. Joaquim Fernandes Marques (PSD): - É o velho plágio socialista!

O Orador: - É aí o local próprio para o fazer! Mas o meu protesto é outro. É que. efectivamente, a interpelação que hoje está aqui a ser feita é do PCP, pelo que V. Ex.a devia respeitar o PCP! Na intervenção que fez, V. Ex.a, praticamente, não se referiu ao PCP!

O Sr. José Silva Marques (PSD): - Deixe o PCP tranquilo, porque eles estão a passar um mau bocado!

O Orador: - V. Ex.a tem uma fixação patológica no PS e já não é a primeira vez que faz esse «número»! Pela nossa parte, sentimo-nos, de algum modo, satisfeitos por V. Ex.a estar tão preocupado connosco, mas seria melhor, para que os trabalhos decorressem normalmente, como regimentalmente está estabelecido e como é de boa ética política, que V. Ex.a confrontasse o partido interpelante - que é o PCP - com as suas preocupações e com as suas angústias.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Joaquim Fernandes Marques, pretende, desde já, responder ao protesto?

O Sr. Joaquim Fernandes Marques (PSD): - Com certeza, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, Sr. Deputado.

O Sr. Joaquim Fernandes Marques (PSD): - Sr. Deputado Manuel dos Santos, aquilo que constatei foi que, de facto, no início de uma iniciativa parlamentar do PCP, o PS não lhe prestou atenção!

O Sr. Manuel dos Santos (PS): - Não foi nada disso.

O Orador: - Ora, isso é lamentável porque nós, todos os dias, ouvimos aqui o discurso parlamentarista do PS, dizendo que os membros do Governo não vêm à Assembleia da República e que os deputados estão aqui à espera deles. Só que hoje constatámos que se encontravam aqui presentes oito membros do Governo e que, à espera dos membros do Governo, para os questionarem a propósito desta iniciativa do PCP, estavam presentes dois deputados do PS! Onde é que os senhores estavam? Porventura, a fazer as listas! Mas esse é outro problema!

Risos do PSD.

De qualquer forma, Sr. Deputado, devo dizer que, da parte da nossa bancada e do Governo, à hora regimental marcada, estávamos aqui, para debater com o PCP aquilo que o PCP entendesse dever debater!

Vozes do PSD: -Muito bem!

O Orador: - Os senhores é que primaram pela ausência!
Quanto a fazer «números», o Sr. Deputado sabe que, no meu partido e no meu grupo parlamentar, não fazemos «números»! Mas, pelos vistos, o Sr. Deputado é essa linguagem que utiliza!
O Sr. Deputado José Pacheco Pereira, há pouco, interpelou-o e V. Ex.a respondeu-lhe: «O senhor está a fazer o seu número.» Agora, disse que eu estava a fazer o meu «número»! O Sr. Deputado Manuel dos Santos, hoje, já fez dois ou três «números» e com este, que agora fez, é o quarto «número»! Aliás, sem grande criatividade, porque, no fundo, o que nos veio aqui dizer é que é um plagiador assumido!

Aplausos do PSD.

De qualquer forma, Sr. Deputado, e para concluir, na minha intervenção quis, de facto, espicaçar um pouco essa bancada morna do PS! Isto porque, quando leio que o