O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2498 I SÉRIE -NÚMERO 79

da - nenhuma, nenhuma! - em confirmar o diagnóstico das encefalopatias espongiformes bovinas.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Nenhuma!

Aplausos do PS.

E mais: o quadro legal de análises que o Governo estipulou foi cumprido a 100 % por esses investigadores.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - É pura manipulação da opinião pública não aceitar como uma verdade de facto aquilo que todos os serviços oficiais confirmam sem nenhuma dúvida.

Vozes do PS: - Muito bem! Vozes do PSD: - Mentiroso!

O Orador: - Aliás, o exame que se faz em Portugal é igual ao que se faz em Inglaterra, em Franca, na Suíça ou em qualquer outro país, porque há uma norma da Comunidade que o exige.
Tendo em conta as questões relacionadas com a saúde pública e animal, a Comunidade e o Governo Português, por razões que todos compreendemos, tomaram medidas fortíssimas sobre esta doença, que tem um período de incubação que pode ultrapassar os oito anos e que começou a ser estudada em 1988. Se não há nenhuma prova de transmissão da doença ao homem ou ao animal, também há muitas dúvidas, há mesmo um desconhecimento profundo, sobre a evolução de toda a doença. Por isso mesmo, a Comunidade tornou a doença de declaração obrigatória, o Estado Português tornou-a de declaração obrigatória e a comunidade científica internacional em todo o mundo tornou-a de declaração obrigatória.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Sr. Luís Filipe Madeira (PS): - Se isto não é importante, o que é que é importante?!

O Orador: - Sr. Deputado Carlos Duarte, o Primeiro--Ministro da Dinamarca demitiu-se porque mentiu! E o Ministro da Agricultura, se tiver um mínimo de coerência, um mínimo de integridade pessoal, a partir deste momento, não pode continuar a ser Ministro pois mentiu,...

Aplausos do PS.

... e ainda por cima insultou quem denunciou uma questão grave para o funcionamento do Estado Português.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Antunes da Silva.

O Sr. Antunes da Silva (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Eu não queria antecipar a discussão das conclusões da audição parlamentar, que terminou ontem as 18 horas e 30 minutos, mas, na qualidade de presidente da Comissão de Agricultura e Mar, sou obrigado a lembrar ao Sr. Presidente e aos Srs. Deputados que os trabalhos da Comissão foram integralmente gravados, pelo que é possível, através da audição dessa gravação, demonstrar que o Sr. Deputado António Campos trouxe aqui, uma vez mais, declarações que não são verdadeiras.

Aplausos do PSD. Protestos do PS.

Todavia, Sr. Presidente e Srs. Deputados, recuso-me a continuar a minha intervenção antecipando as conclusões dessa audição. Aliás, a propósito dessa audição, lembro que vamos, esta tarde, discutir o inquérito parlamentar pedido pelo Partido Socialista que abarca esta matéria, mas também não quero antecipar a sua discussão.

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - Não quer nada!

O Orador: - Já verão que quero alguma coisa.

O Sr. Deputado António Campos, referindo-se ao comportamento do Sr. Director-Geral da ex-Direcção-Geral da Pecuária, do Sr. Secretário de Estado da Agricultura e do Sr. Ministro da Agricultura, disse que era uma vergonha.

Vozes do PS: - E é verdade!

O Orador: - Srs. Deputados, não tenho nada a ver com as afirmações do Sr. Deputado, mas permitam-me que diga que o que é vergonhoso é a forma como o Sr. Deputado António Campos se presta a tratar esta matéria.

Aplausos do PSD.

Hoje, o povo português e a comunicação social conhecem quais são as características dessa doença e sabem o que se passou relativamente a esta matéria.
Sr. Deputado, repito que é vergonhosa a forma como V. Ex.ª está a tratar este assunto em Portugal.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Muito bem!

O Orador: - Eu, como cidadão nacional, não aceito que me cubra e a todos os portugueses de ridículo em relação a esta matéria.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - O Sr. Deputado sabe o que se passou em países comunitários, de que não digo o nome, por razões óbvias...

Protestos do PS.

Srs. Deputados, oiçam, por favor.
O Sr. Deputado sabe muito bem o que se passou com os países comunitários, de que não digo o nome, por razões óbvias, que são os principais importadores de gado bovino de Inglaterra. Pergunto-lhe: o que se passou nesses países comparado com o que está a passar-se em Portugal?

Protestos do PS.

Sr. Deputado António Campos, Srs. Deputados do Partido Socialista: Reconheço-vos a todos, em particular ao Sr. Deputado António Campos - a quem, confesso, me liga uma relação de amizade muito profunda -, legitimidade para levantarem todas as questões e até lhes reco-