O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

13 DE JANEIRO DE 1994 837

Risos do PSD e do PS.

... que alguém terá dito: "Mas, então, nem uma voz em minha defesa?!" E o Sr. Deputado Almeida Santos, com certeza, perante o apelo "Nem tu, Ant6nio",...

Risos do PSD.

... com a generosidade que lhe é bem conhecida, resolveu vir defender o Sr. Presidente da República.
Mas, Sr. Deputado Almeida Santos, não "mastiguemos" a matéria, pois ela já foi aqui exaustivamente tratada. Hoje, a ordem do dia é outra!
Julguei que o Sr. Deputado nos viria, hoje, falar daquilo de que a imprensa já fala. Aliás, tenho comigo um recorte, que é a repercussão na imprensa estrangeira, falando dos sinais de retoma da economia.

Protestos do PS.

que, se estivesse na sua posição, neste momento, estaria de algum modo envergonhado daquilo que disse do Sr. Presidente da República. Acho que dificilmente se pode, de tão pouco, tirar tanto e tão mau como o Sr. Deputado Silva Marques tirou.
V. Ex.ª mostrou-se aqui à-vontade para encarar isso como se nada tivesse feito, como se nada tivesse acontecido, como se aquilo que disse fosse uma atitude normal de crítica parlamentar em vez de ser uma intriga, do princípio ao fim. Eu sentia-me, com certeza, mal se estivesse na sua posição e tivesse tomado a sua atitude.

Vozes do PS: - Muito bem!

0 Orador: - Contudo, vem agora aqui gracejar. V. Ex.ª vem aqui gracejar ao dizer: "0 senhor vai ao congresso ou não vai? Que tese vai defender?" Mas o que é que o senhor tem a ver com isso?

Srs. Deputados, só um momento! Desinflacionem os Risos do PS. vossos ruídos.

Como dizia, pensei que o Sr. Deputado nos falaria da retoma da economia ou da prestação, publicamente elogiada por VV. Ex.ªs, do novo Ministro das Finanças ou, ainda, do famigerado congresso, aliás, já conhecido pela ETAR da oposição estação de tratamento de águas residuais da oposição!

Risos do PSD.

Sobre isso, assunto de que todos falam, o Sr. Deputado Almeida Santos não disse nem uma palavra!
Repare, o Sr. Deputado surpreendeu-se com a minha interpretação dos desígnios do Sr. Presidente da República. Mas, meu Deus, todos os comentadores são unânimes e eles não se interrogam apenas, afirmam unanimemente que o Sr. Presidente da República tem decepado implacavelmente, friamente, todos os pretendentes a líder
do PS. São os comentadores que o dizem!
Compreendo, Sr. Deputado Almeida Santos, quando V. Ex.ª omite essa questão. V. Ex.ª está, com certeza, dilaceradamente dividido entre duas fidelidades, como
pessoa de bem que é, uma ao líder do PS, Engenheiro António Guterres, e outra, por razões históricas, pessoais e políticas, como é normal e são, ao Dr. Mário
Soares.
Por isso, a minha pergunta é esta: o Sr. Deputado Almeida Santos vai mesmo ao congresso dito "ETAR da oposição"? E, se vai, que tese vai defender, sendo
certo que não pode haver situacionismo num país onde existe um Partido Socialista que se pretende liderante?
Ou há situacionismo e o PS não é liderante de coisa nenhuma, de debate nenhum?
Gostava de saber qual é a tese que o Sr. Deputado Almeida Santos vai defender no congresso dito "ETAR da oposição" porque, Sr. Deputado Almeida Santos, se
há situacionismo, de facto, temos de concluir que o PS não perdeu a compostura nem a cabeça, mas perdeu, sem dúvida, a liderança.

Aplausos do PSD.

A Sr.2 Presidente (Leonor Beleza): - Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Almeida Santos.

0 Sr. Almeida Santos (PS): - Sr. Presidente,
Srs. Deputados, Sr. Deputado Silva Marques, penso

0 que o senhor tem a ver com isso ou o que explicações e justificações é que eu tenho de lhe dar dos meus actos, onde vou e que tese defendo?

Vozes do PS: - Muito bem!

Aplausos do PS.

0 Orador: - Acuso o seu partido e o Governo de quererem desestabilizar as instituições, de quererem criar um falso conflito na maior inoportunidade e sem nenhuma justificação, nenhuma causa, para que o Presidente constate se está em causa o regular funcionamento das instituições e dissolva ou demita - sempre a preocupação de se aliviarem da carga do poder! - e o senhor vem-me com graçolas, com habilidades, com desvios do tema' Faça o favor de encarar aquilo que lhe disse e diga se é verdade ou não, se há razões ou não há para ter a suspeita que denunciei e que o Sr. Deputado António Lobo Xavier acompanhou, porque esse é que é o tema de discussão hoje e não outra coisa, Sr. Deputado.
0 senhor disse coisas da maior gravidade. Não tenho ideia de em nenhum momento parlamentar se terem dito coisas da gravidade das que o Sr. Deputado disse acerca do Presidente da República, nomeadamente que exorbita as funções presidenciais, disputa a liderança oposicionista ao Secretário Geral do PS, que este foi o pretexto presidencial para tentar dar novo fôlego ao protesto de certos sectores escolares.
0 Presidente da República, no dizer do Ministro e do Sr. Deputado, seria uma espécie de subversor da ordem social estabelecida! Então, isto diz-se de um Presidente da República?!

Vozes do PS: - Muito bem!

0 Orador: - Numa democracia estabilizada, normalizada, isto justificava que se pusesse em causa o regular funcionamento das instituições.

Aplausos do PS.

Só que isso é o que os senhores querem! E disso nos defenda, a nós, que não desejamos que isso aconteça, porque queremos que os senhores levem a vossa cruz