O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 1 SÉRIE - NÚMERO 1

nos termos já definidos em regulamento interno, e as obras a prosseguir no Palácio de São Bento e na sua zona envolvente.
A importância do centro de estudos na actividade parlamentar não precisa de ser sublinhada. Desde há muito que os parlamentos deixaram de poder viver só "dos passos perdidos"' A actividade parlamentar requer hoje e cada vez mais o apoio regular de especialistas capazes de assessorar o trabalho político e legislativo das comissões especializadas e dos Deputados. A Assembleia da República dispõe de excelentes especialistas, mas é urgente coordenar e organizar o conjunto e, eventualmente, integrá-lo com outros elementos
As principais acções previstas para o Palácio e a sua zona envolvente consistem na aprovação do projecto do edifício a construir na Praça de São Bento e no lançamento dos concursos de empreitada, na construção do parque subterrâneo de estacionamento, no arranjo exterior do Palácio, incluindo os arruamentos e a reconstrução do Arco de São Bento - acções todas elas a levar a efeito em estreita cooperação com a Câmara Municipal de Lisboa, como entidade por quem melhor poderá correr a regulação e defesa da estética urbanística desta magnífica cidade e dos seus muitos nichos e recantos
Minhas Senhoras e Meus Senhores Não é difícil prever uma tensão eleitoral crescente e uma intensificação dos combates e querelas parlamentares ao longo desta sessão legislativa. Não é nada para estranhar: os grupos políticos têm o dever primordial de mostrar perante os eleitores tanto a solidez e a coerência das suas propostas como a capacidade de liderança dos seus dirigentes e, nas democracias estabilizadas, o parlamento e, por natureza, o espaço apropriado à revelação dos programas políticos e um lugar onde também a capacidade de liderança se pode afirmar. Essa conflitualidade. em provável crescendo, não será, pois, senão expressão de saúde e normalidade do sistema democrático No início desta última sessão da legislatura cabe formular, pois. o voto de que, mesmo no mais aceso das disputas, se mantenha o sentido dos valores, se não esqueça o interesse nacional e se não perca a consciência de Estado.

Aplausos do PSD e do Deputado do PS Joaquim da Silva Puno

Assim, as nossas tareias não eleitorais serão seguramente realizadas.
Por fim, quero apresentar a todos os Srs. Deputados as minhas cordiais saudações e manifestar-lhes a minha certeza no êxito de cada um na nobre missão de, nesta Câmara, representar os cidadãos e de nela interpretar e dar voz às opiniões do povo português.

Aplausos gerais

Srs. Deputados, está encerrada a sessão.

Eram 17 horas e 40 minutos

Faltaram à sessão os seguintes Srs Deputados:

Partido social-democrata (PSD)

Álvaro Roque de Pinho Bissaia Barreto.
António Paulo Martins Pereira Coelho.
Delmar Ramiro Palas.
Joaquim Mana Fernandes Marques
José Guilherme Reis Leite.
Manuel da Costa Andrade.
Maria Manuela Aguiar Dias Moreira.
Miguel Fernando Cassola de Miranda Relvas.
Pedro Augusto Cunha Pinto
Pedro Manuel Cruz Roseta
Rui Manuel Parente Chancerelle de Macheie.

Partido Socialista (PS)

António Luís Santos da Costa
Júlio Francisco Miranda Calha
Leonor Coutinho Pereira dos Santos.
Raul Fernando Sousela da Costa Brito.
Rosa Mana da Silva Bastos da Horta Albernaz.

Partido do Centro Democrático Social - Partido Popular (CDS-PP)

José Luís Nogueira de Brito.

A DIVISÃO DE REDACÇÃO E APOIO AUDIOVISUAL

Depósito legal n º 8818/85

IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA, E. P.

PORTE PAGO

1 -Preço de página para venda avulso, 7$00 + IVA.

2 - Para os novos assinantes do Diário da Assembleia da República, o período da assinatura será compreendido de Janeiro a Dezembro de cada ano. Os números publicados em Outubro, Novembro e Dezembro do ano anterior que completam a legislatura serão adquiridos ao preço de capa.

3 - O texto final impresso deste Diário é da responsabilidade da Assembleia da República.

PREÇO DESTE NÚMERO 118$OO (IVA INCLUÍDO 5%)