O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

40 I SÉRIE - NÚMERO 2

analisados 41 países industrializados do mundo, isto é, onde se analisa as vantagens/desvantagens de Portugal? O Sr. Deputado sabe em que lugar Portugal está, naquilo que diz respeito às condições de segurança e ao combate à criminalidade? Em que lugar está entre 41 países desenvolvidos do mundo?

O Sr. Ferro Rodrigues (PS): - Deve estar em 1.º lugar!

O Orador: - O Sr. Deputado não quer escutar, mas permita-me que lhe diga: Portugal está em 5.º lugar. E assim que somos considerados. Está aqui!

Aplausos do PSD.

O que os senhores não querem ouvir são as opiniões de quem é isento e de quem não tem interesses na vida partidária portuguesa. O senhor não respeita o World Economia Fórum. Penso até que já lá foi fazer um discurso!
Sr. Deputado, Portugal é considerado o 5.º país, entre os 41 analisados, ao nível de maior segurança. Se não têm o papel, empresto-lhes o livro, que é o World Economic Fórum, de 1994.
Sr. Deputado,...

O Sr. António Guterres (PS): - Vá a Sacavém explicar isso!

O Orador: - Sr. Deputado, não sei se sabe,... Protestos do Deputado do PS Manuel Alegre.
Sr. Deputado Manuel Alegre, acalme-se. Não sei se sabe que, na Europa, sou considerado o único Primeiro-Ministro que vai para as praias normais, e já ia antes!

Protestos do PS, do PCP e do CDS-PP.

Não há dúvida de que os Srs. Deputados estão nervosos! Não há dúvida de que os senhores estão nervosos, e, ainda por cima, permitam-me que lhes diga, a vossa reacção traduz uma grande falta de sentido de Estado. Desculpem que lhes diga!

Aplausos do PSD.

Protestos do PS, do PCP e do CDS-PP.

Desculpem-me que vos diga, mas isso é uma prova da vossa irresponsabilidade, que coloco ao lado daquela missão da JS, que foi falar com o embaixador de Angola para perguntar se os portugueses eram racistas em relação aos angolanos Desculpem-me, mas aqui é mesmo irresponsabilidade!
Os senhores encontram algum país do mundo- repito, do mundo - em que o Primeiro-Ministro, ou o Presidente da República, ou o Presidente da Assembleia da República,...

O Sr Ferro Rodrigues (PS): - Isso é diferente!

O Orador: - ... e às vezes até a pedido de alguns que estão na oposição, não seja acompanhado de alguma segurança? Desculpem-me que lhes diga, mas são irresponsáveis!

Aplausos do PSD.

Protestos do PS, do PCP e do CDS-PP.

Se não têm mais nada para atacar o Governo, então tenho de dizer que não são mesmo, mesmo nada, a alternativa séria à governação de Portugal.

Aplausos do PSD.

Protestos do PS.

A última questão tem a ver com a aproximação à Europa. Ó Sr. Deputado, o senhor conhece as mesmas estatísticas que eu e, portanto, sabe que Portugal conseguiu uma aproximação de 10 pontos percentuais, desde que chegámos ao Governo. O senhor sabe muito bem disso, e não vale a pena eu estar a perder mais tempo a explicar-lhe como é que se desenvolvem os ciclos, como é o ciclo ascendente,...

Protestos do PS.

... porque até sabe isso Agora, tinha de fazer aqui a cena para a televisão,...

O Sr. Manuel Alegre (PS). - Mas qual televisão?!

O Orador: - ... portanto tinha de demonstrar que é mais comovido de coração do que eu. Ó Sr. Deputado, até admito que V. Ex.ª se preocupe com os mais desfavorecidos, só que, há dias, fiz uma distinção- e, se calhar, até nem estava a pensar tanto no senhor mas, sim, mais num outro da sua bancada - entre aqueles que trazem sempre na boca as palavras «diálogo» e «solidariedade», mas cuja prática nada tem a ver nem com essas afirmações de diálogo nem de solidariedade. E nessa matéria, pelo menos, permita-me que peça meças ao Sr. Deputado.
Respeito-o muito, mas V. Ex.ª nunca fez, nem nunca fará, no nosso país, mais do que eu tenho conseguido fazer pelos mais desfavorecidos, desempregados, reformados, deficientes e outros.

Aplausos do PSD.

Protestos do PS.

O Sr. António Guterres (PS)f - Peço a palavra, Sr. Presidente. É para interpelar a Mesa.

O Sr. José Vera Jardim (PS): - Sr. Presidente, peço a palavra para interpelar a Mesa.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, como estamos num Estado de direito e como o direito é também a forma de realizar a política, tenho de aplicar o direito do Regimento.
Posto isto, vou ler os n.ºs 1 2 e 3 do artigo 88.º do Regimento, que são do seguinte teor:

«1. Os Deputados podem interpelar a Mesa quando tenham dúvidas sobre as decisões desta ou a orientação dos trabalhos»;
«2. Não há justificação nem discussão das perguntas dirigidas à Mesa».

Tem a palavra, Sr. Deputado António Guterres, dispondo, para o efeito, de 2 minutos, de acordo com o n.º 4 do mesmo artigo.

O Sr. António Guterres (PS): - Sr. Presidente, serão 10 segundos apenas para, em forma de interpelação à Mesa, sublinhar que o Regimento não me dá a palavra para neste momento responder às perguntas do Sr. Primeiro-Ministro e informar a Mesa de que o partido que dirijo é oposição séria, verdadeira e responsável, que este Governo não merece.

Aplausos do PS.